Se você está planejando comprar uma moto seminova ou usada, existem alguns detalhes que é preciso observar para garantir que você está fazendo um bom negócio. Afinal, é essencial que a descrição da motocicleta seja clara e compatível com o seu real estado e o valor esteja adequado a essas características.

O momento da compra pode ser dividido em duas partes: a pesquisa online, em que você vai selecionar as melhores opções à venda, e a visita, quando você confere os detalhes da moto ao vivo.

Quer saber o que você precisa reparar nesses dois momentos para não ser enganado? Continue lendo!

Na hora da pesquisa online

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Ao analisar anúncios, é fácil se perder entre as páginas, fotos e descrições. Mas você consegue se encontrar com estes três passos:

1. Pondere a quilometragem

É bastante relativa a associação da quantidade de quilômetros rodados com o bom estado da moto, pois depende do estilo de moto que você está comprando e da finalidade para qual ela era usada.

Apesar do conceito de “rodada” variar de pessoa para pessoa, um detalhe é muito importante nesse quesito: o ano de fabricação da moto.

A dica é: divida a quantidade total de quilometragem pela idade da moto e atenha-se à média de km/ano que foram percorridos. Se o número estiver entre 6000-7000 km, essa é uma moto que rodou pouco, mesmo que sua quilometragem total seja um número bem alto.

2. Analise as fotos

As fotos podem te dizer muito mais do que se a moto é bonita ou não. Um anúncio com fotos de qualidade já é um sinal de apreço e vontade de vender do proprietário.

Observe se a iluminação da foto facilita ou prejudica a visualização dos detalhes da moto, se há fotos de todos os ângulos e se é possível notar algum defeito que não consta na descrição.

Se gostar da moto, mas sentir falta de algum ângulo ou detalhe, questione o vendedor e dependendo do retorno dele, marque uma visita ou parta para outra.

3. Compare com a tabela FIPE

Confira o valor da moto que você está interessado na tabela FIPE e mantenha esse preço em mente durante sua pesquisa. O valor não pode estar muito distante dessa média sem um motivo aparente – e isso vale tanto para cima quanto para baixo.

A missão de comprar uma moto pode ser empolgante, mas lembre-se que a pesquisa serve para poupar o seu tempo, então seja seletivo e escolha visitar apenas os modelos que estão dentro das suas expectativas e passaram nesses três primeiros testes.

Na visita ao vivo

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Depois de selecionar as motos online, será a hora de vê-las pessoalmente. Vá durante o dia, acompanhado e não tenha pressa! Essas são as primeiras dicas que você já pode levar em consideração nesse momento da análise.

Uma outra pessoa pode te ajudar a ver detalhes que você não viu e facilitar as checagens de alinhamento. E é essencial olhar tudo com calma e obter o máximo de informações possível para não ser enganado e se arrepender depois.

Então, continuando os pontos de verificação, vamos ao que fazer e olhar ao encontrar o vendedor e a moto pessoalmente:

4. Dê um 360°

Estando diante da moto, ande em todo o seu entorno e procure por ralados, riscos e amassados na lataria e nos plásticos. Olhe atentamente, abaixe, se aproxime, passe a mão e tudo o que achar necessário para ter uma visão melhor e completa.

5. Fique de olho nos detalhes

Confira se os parafusos são originais e estão completos, se o motor, aros, raios, relação, escapamento, tampas e outras peças possuem marcações da fábrica e não foram trocadas, verifique se não há nada faltando, frouxo, enferrujado ou quebrado – nessa hora, olho, ouvido, batidinhas e puxadas leves vão te ajudar!

6. Olhe as pedaleiras e manetes 

As pedaleiras e manetes merecem uma atenção especial, pois podem facilmente indicar colisões. Se notar algo que não estava claro no anúncio, questione o vendedor e procure entender o que aconteceu e como isso influencia no estado da moto.

Quanto mais significativo os prejuízos a essas peças forem, mais intensa terá sido a batida e maiores tendem a ser os danos, que provavelmente poderão ser verificados em outros passos dessa lista.

7. Confira o alinhamento

Outro detalhe que tem relação com colisões é o alinhamento de rodas e quadros da moto. Peça para a pessoa que foi contigo levantar a moto e deixá-la reta enquanto você se posiciona em frente e atrás da moto, verificando se o guidão, os quadros, a carenagem, tanque, lanternas, rodas… se tudo está alinhado. 

8. Cheque os pneus

Além de checar o alinhamento das rodas, verificar a qualidade dos pneus também é um passo essencial. Os seus TWI e sua validade indicam o uso e desgaste, enquanto sua marca indica sua originalidade ou possível troca. É claro que fazer a troca dos pneus é algo simples, porém é um gasto que precisa ser considerado e esclarecido entre as partes.

9. Teste a partida

Uma moto em bom estado deve funcionar em uma ou no máximo duas partidas, então essa é outra coisa importante de você testar. Mas antes, cheque se o motor está gelado, pois caso a moto tenha sido ligada antes ele estará quente e será mais fácil que a partida aconteça de primeira.

10. Repare em barulhos, fumaças e vazamentos

Na sequência do teste de partida, deixe a moto ligada por alguns minutos para observar se ela não afoga e checar outros detalhes: perceba se há algo de estranho com o barulho do motor, se há alguma fumaça persistente no escapamento, se há vazamentos aparentes no motor, no retentor da bengala… qualquer um desses sinais é motivo de alerta! 

11. Confira o chassi

Lembre-se, por fim, de conferir se o número do chassi é o mesmo que consta na documentação para garantir que está tudo dentro da legislação e registrado corretamente.

Dica final: consultar a placa da moto

Depois de cumprir esse checklist de pontos para verificar, uma ótima maneira de acabar com as suas dúvidas é consultar a placa da moto. A partir dela você vai saber o histórico do proprietário e do veículo e ter confiança de que você está fazendo um bom negócio.

Se estiver nessa etapa, confira as informações que é possível acessar a partir da placa e, claro, realize a sua consulta com a gente!

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