Um sinistro é um registro de alguma ocorrência com um carro ou moto, como colisões, furto ou outro prejuízo. Basicamente, quando o seguro é acionado, o veículo ganha um sinistro em seu histórico. E se você já se perguntou se é possível consultar sinistro pela placa, estamos aqui para te dizer que sim!

Saber se um veículo é sinistrado usando apenas o número da placa é uma verdadeira mão na roda. Afinal, é uma forma simples de quem está buscando um automóvel para comprar conhecer esse histórico e poder negociar melhor.

Quer entender melhor o porquê essa consulta é tão importante e como realizá-la de forma rápida, fácil e eficiente? É só continuar a leitura!

Por que saber se um veículo sinistrado é tão importante?

Comercializar veículos sinistrados ou recuperados é uma prática legal, no entanto, fazer isso sem o conhecimento do comprador configura um golpe de revenda.

Afinal, um veículo com esse tipo de histórico costuma ter uma redução de até 40% no seu valor. Ou seja, o preço precisa estar condizente com isso e o comprador ciente que o mesmo vale na hora de passar o veículo para frente.

Além disso, um veículo sinistrado pode gerar manutenções e gastos extras, e dificuldades na aprovação de um seguro. Por isso é essencial ter essa informação na hora de negociar um veículo.

Que tal, então, partimos logo para o que interessa: o passo a passo para consultar sinistro pela placa de um veículo? A seguir, te mostramos todas as formas e etapas para concluir essa verificação. Acompanhe!

Consulta de sinistro pelo DETRAN

Os DETRANs de alguns estados disponibilizam um serviço de consulta de sinistro gratuito. Para utilizá-lo, basta acessar o portal do DETRAN do seu estado e procurar pelas opções “Serviços > Veículos > Consulta veículos sinistrados”.

Então, basta informar os dados solicitados – geralmente número da placa e RENAVAM ou número do chassi do veículo. O órgão retornará com informações sobre o automóvel consultado e você poderá verificar se há histórico de sinistro ou não.

O DETRAN também pode exigir documentos extras no caso de veículos adquiridos em leilão, como a nota de venda, a nota das peças utilizadas e o CSV.

Ou seja, apesar de gratuita, a consulta do DETRAN é limitada e demanda diversas informações para ser concluída. Vale analisar as informações que você tem disponíveis para decidir se ela é uma boa opção para o seu caso!

Consulta de sinistro pelo site da Fenaseg

Outra alternativa para consultar sinistro pela placa é o site da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg). Para checar as informações, basta informar a placa e o RENAVAM do veículo.

Ele reúne registros da maioria das seguradoras do país, no entanto sua cobertura não é completa. Então, se o veículo foi sinistrado mas o seguro não foi acionado, essa consulta não será eficiente. O mesmo vale se a seguradora do veículo não for filiada à Fenaseg.

Como consultar sinistro pela placa sem RENAVAM

Agora, se você quer consultar sinistro pela placa sem ter que informar o RENAVAM, chassi ou qualquer outro dado, e com a garantia de um retorno confiável, nós temos a solução!

A consulta do Consultar Placa é a forma mais rápida, simples e segura de você identificar um veículo sinistrado. Com ela, você informa apenas o número da placa do carro ou moto e recebe um histórico completo do veículo.

Pois é, além das informações sobre sinistros, você vai ter acesso a:

  • Dados da Base Federal (DENATRAN e RENAJUD);
  • Dados da Base Estadual (DETRANS);
  • Informações do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF);
  • Registros de Ofertas em Leilões Prime;
  • Informações sobre a ocorrência de sinistros com Perda Total (PT);
  • Referência de Preço (Tabela FIPE nos últimos 12 meses);
  • Débitos do veículo;
  • Histórico de Roubo e Furto;
  • Histórico de Recall;
  • E muito mais!

É mais informação em menos tempo e com muito menos esforço. Assim, fica fácil fugir de golpes de revenda e garantir um bom negócio! Gostou da solução? Então, não perca tempo e realize a sua consulta do Consultar Placa agora mesmo:

Faça seu comentário