Antes de comprar um carro, é importante se informar sobre a situação do veículo para evitar cair em golpes ou fraudes. É comum pessoas comprarem automóveis sem ao menos saber a procedência do veículo e se existem pendências e outros problemas, mas é possível evitar todas essas dores de cabeça consultando a ficha completa do carro.

O RENAVAM é um desses dados que precisamos estar atentos ao comprar um carro. Nele estão contidos informações importantíssimas que dizem respeito à situação do veículo. Entenda melhor o que é esse registro, como consultá-lo pelo Detran e, para facilitar sua vida, como consultar o RENAVAM pela placa do carro. Acompanhe a leitura!

O que é RENAVAM?

O RENAVAM, que é a sigla para Registro Nacional de Veículos Automotores, funciona como se fosse o RG ou CPF de um carro. Esse documento registra todos os cadastros que o automóvel tem no Detran de seu estado correspondente. 

Quando o assunto é RENAVAM, fala-se muito no documento e no código RENAVAM, que é o número indicado para ter acesso a todas as informações do documento, como ano de fabricação, cor, modelo, marca, chassi e também outros dados mais sensíveis, como multas, débitos pendentes e IPVA. O código RENAVAM tem 11 números, sempre começando pelo algarismo 0 e nunca muda, nem mesmo quando um veículo é vendido.

Para quem vai comprar um carro, consultar o RENAVAM é um passo indispensável antes de fechar negócio, já que ele indica todos esses dados. Você pode, por exemplo, descobrir se o carro foi pintado ou sofreu qualquer alteração.

Consulta do RENAVAM pelo Detran

Cód. RENAVAM – Reprodução / Secretaria da Fazenda PR

Os sites do Detran de cada estado oferecem um serviço de consulta dos dados do RENAVAM, mas para isso você precisará do código RENAVAM, que encontra-se impresso no documento do carro, o CRLV.

Porém, o sistema do Detran não é unificado federalmente, então cada estado pode apresentar formas diferentes de fazer essa consulta. Caso você tenha qualquer dificuldade, será preciso contatar um funcionário do Detran da sua região.

Agora imagine qualquer situação que você queira consultar o RENAVAM e não tem acesso ao CRLV, como acontece na grande maioria dos casos. Para essas situações, é possível verificar o RENAVAM apenas pela placa do veículo. 

Qual o jeito mais fácil de consultar o RENAVAM?

Consultar o RENAVAM pela placa é a forma mais fácil de ter acesso a essas informações, já que é muito mais fácil conseguir a placa do carro que o CRLV.

Entre no site da Consultar Placa, informe a placa do veículo e seu e-mail e em alguns instantes você terá acesso aos dados que deseja. Muito fácil, não é mesmo?  

Outras informações

Além do RENAVAM, também é possível descobrir muitas outras informações ao consultar a placa de um carro. Dá uma olhada em algumas delas:

  • Débitos no RENAINF: além dos débitos do Detran, que constam no RENAVAM, você pode encontrar os débitos do RENAINF, que é o Registro Nacional de Infrações de Trânsito, indicando as autuações registradas em todo o território nacional.
  • Histórico de roubo e furto: é importante ter acesso a essa informação antes de adquirir um carro, já que veículos roubados ou furtados podem sofrer desvalorização e também depredação. Fique atento a esse dado para escapar de golpes e fraudes.
  • Registro de ofertas em leilões: assim como os carros roubados ou furtados, os carros de leilão também são arrematados por preços muito mais baixos que os da tabela FIPE. Existem pessoas que compram carros de leilão e vendem por um preço mais alto, e isso pode acabar prejudicando quem está comprando, por isso é importante verificar esse histórico antes de fechar qualquer negócio.
  • Restrições de seguradora: algumas seguradoras podem se recusar a fazer um seguro dependendo da procedência ou situação do veículo. Como já citamos acima, carros de leilão, roubados e furtados podem dar um pouco de dor de cabeça na hora de negociar com uma seguradora.
  • Dados gerais e técnicos do automóvel: ao consultar a placa do veículo, você pode descobrir o modelo, marca, ano de fabricação, chassi e muitos outros dados gerais do carro. Além disso, os dados técnicos também ficam disponíveis, como é o caso do número do motor, potência, cilindradas e outras informações que possam ser pertinentes. 

Viu quanta coisa dá pra descobrir somente informando a placa do automóvel? É a garantia que você precisava para fazer negócios mais seguros e confiáveis!

Agora que você já sabe como consultar o RENAVAM pela placa, veja também 15 dicas para comprar um carro seminovo sem ser enganado.

Faça seu comentário