Você com certeza já deve ter notado que os documentos dos veículos agora são digitais. Sim! O documento verdinho impresso em papel moeda não chega mais até nosso endereço. Agora, o CRLV é digital e chamado de CLRV-e.

Mas com estas mudanças e muitos documentos impressos ainda em circulação, como identificar um CRLV falso? Veja como a seguir:

O que é CRLV?

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é o documento oficial do veículo que comprova seu registro e propriedade.

Este documento, antes, era impresso em papel moeda e o proprietário tinha acesso a ele após a quitação dos débitos do veículo.

Em 2019, no entanto, o DENATRAN adotou a forma digital deste documento, sendo emitido apenas o CRLV-e.

Como identificar um CRLV falso?

Como um documento oficial, o CRLV possui seus padrões de segurança que conferem originalidade. Veja como identificar um CRLV falso na versão impressa:

Analise as inscrições dos órgãos federais

Verifique com o tato se as inscrições “República Federativa do Brasil”, “Contran”, “Denatran” e “Ministério da Justiça” estão em alto relevo e podem ser percebidas ao toque.

Caso não perceba essa diferença, desconfie, pois este documento pode ser falso.

Verifique a qualidade e nitidez do papel

Confira se o papel possui marcas de rasura ou sobreposição de letras, dificultando a nitidez das informações.

Afinal, alguns falsificadores podem tentar apagar as informações originais do documento e tentar sobrepor com outra escrita.

Além disso, o papel de um CRLV falso costuma ter menos qualidade e a cor esverdeada pode ser diferente da usada no documento original.

Ausência de filigranas

Os CRLVs originais também possuem pequenas fibras coloridas, chamadas de filigranas, em todo o documento.

Eles são uma espécie de “cílios” que ajudam justamente a diferenciar o documento original do falsificado. Então, se eles não estiverem presentes, fique esperto!

Avalie o número do controle

A numeração que fica no canto superior direito do documento deve conter 12 dígitos para os documentos emitidos a partir de 2013 e 10 dígitos para os documentos emitidos até 2013.

Então, analise o ano de emissão do documento e a quantidade de dígitos para conferir a originalidade, pois alguns falsificadores utilizam documentos antigos para colocar dados de carros atuais.

São muitos detalhes para se atentar que ajudam a identificar um CRLV falso impresso, mas o ideal é sempre analisar se as informações do documento batem com a descrição visual do carro, como número do chassi, motor, placa, etc. 

Como identificar um CRLV-e falso?

E no caso do documento digital, como identificar se ele é falso ou não? Fique tranquilo, pois é muito mais simples e fácil do que o impresso, veja só:

Autenticação do QR-code

O QR-code da versão digital é utilizado pelos agentes de trânsito para consultar a autenticidade do documento, mas é acessado através de um sistema exclusivo das autoridades.

Já para o condutores, esse processo pode ser feito através do aplicativo VIO. Portanto, é preciso baixá-lo para checar a originalidade do documento.

Qualquer informação ou dificuldade na leitura deste código indica uma irregularidade do documento e uma possível falsificação!

Quais as consequências de adquirir um veículo com CRLV falso?

Caso seja identificada uma falsificação do CRLV é preciso investigar o autor do crime, o qual pode sofrer pena de reclusão e multa.

Além disso, mesmo quando não é de conhecimento do proprietário, que pode ter caído em algum golpe, portar um CRLV falso é passível de infração de trânsito gravíssima.

O melhor mesmo é garantir a autenticidade do CRLV e saber o máximo sobre o veículo antes de adquiri-lo. Por isso, a consulta de placa é a maneira mais segura de fugir de um veículo com CRLV falso. 

Com a consulta da Consultar Placa, você tem acesso ao CRLV do veículo para conferir a sua originalidade, além de muitas informações valiosas que vão te ajudar a escolher o veículo com segurança e confiança. Então, não perca tempo e faça já a sua consulta:

Faça seu comentário