Você sabe quais itens são importantes para você saber diferenciar e vistoriar um veículo? Vamos apresentar aqui 8 elementos de identificação veicular que irão te ajudar a verificar as características físicas e documentais de um veículo e conferir se as informações estão dentro dos padrões de regulamentação.

1. Placa veicular

O mais comum e imprescindível item para identificar um veículo na base do DETRAN é a placa. Ela irá indicar a categoria do veículo, seu local de circulação e, além disso, através da placa é possível saber informações detalhadas e um histórico completo do veículo realizando uma consulta de placa

2. Documento – CRLV

O documento do veículo também serve para identificá-lo. Através do CRLV, é possível verificar as informações do RENAVAM do veículo e, então, conferir a regularidade deste. Agora, sobretudo com o documento digital, o CRLV-e, a consulta dessas informações e a identificação do veículo ficou ainda mais fácil.

3. Chassi

O chassi é a parte rígida do veículo, que suporta a carroceria. Mas o que essa peça tem a ver com a identificação? Nela é gravado uma numeração VIN (Número de Identificação Veicular), que é como o documento de identidade do veículo, composto por 17 caracteres de números e letras. E este código informa detalhes como o modelo e a versão do automóvel, além do local e ano de produção.

4. Etiquetas ETA

Em alguns pontos da carroceria do carro é possível encontrar pequenas etiquetas autodestrutivas. Os veículos devem apresentar ao menos duas etiquetas ETA, uma no cofre do motor e outra em uma das colunas dianteiras. Esta etiqueta possui os 8 últimos dígitos do chassi e é, portanto, mais uma ótima ferramenta de verificação da identidade do veículo. 

5. Vidros

Foto: Reprodução / Detran-MT

Para uma maior segurança da identificação veicular, o CONTRAN determinou que nos vidros do veículo também fosse inscrito o código VIN, o mesmo do chassi e monobloco. Então, essa identificação precisa estar presente em pelo menos dois vidros de cada lado do veículo e em um dos vidros traseiros. 

6. Numeração de câmbio 

O câmbio também vem acompanhado de um número de identificação, cujo local depende da montadora, mas geralmente é gravado em baixo relevo na placa de apoio de câmbio. Ou seja, essa marcação pode ser conferida em vistorias para a identificação do veículo e análise de adulterações.

7. Numeração do motor

O motor é outro item que possui códigos exclusivos: o número do motor possui 6 dígitos e o código do motor possui 3 dígitos. Para verificar se o motor é original, é imprescindível conferir esses elementos de identificação veicular. Além disso, estes números também auxiliam na identificação e vistoria dos veículos.

8. Plaqueta do ano de fabricação

Alguns veículos não possuem o ano de fabricação gravado próximo ao chassi e, nestes casos, há uma plaqueta ou etiqueta com este dado. O local depende de cada montadora, mas este é mais um elemento que identifica adulterações. Ou seja: caso o ano de fabricação da plaqueta seja diferente do que está no documento, é preciso ficar atento!

E aí? Já conferiu se o seu carro ou moto possui todos estes elementos de identificação veicular? Então, fique atento a esses itens! Faça uma consulta de placa agora mesmo e cheque todas essas informações para garantir uma escolha segura com a ajuda do Consultar Placa:

Faça seu comentário