Ao realizar a busca por um seminovo ou usado, é comum o comprador priorizar o preço. Porém, é preciso estar atento ao histórico do veículo para que não corra o risco de ter surpresas ao começar utilizá-lo.

Os fatores a serem considerados, irão aparecer no histórico através da consulta de placa que você pode realizar com o Consultar Placa. Veículos que já foram utilizados para outros fins, que não o de passeio, estão entre aqueles que você deve eliminar da lista.

Para te ajudar nessa escolha, listamos aqui 6 tipos de veículos seminovos e usados para evitar. Confira, entenda o porquê e saiba como consultar essa informação no histórico:

1. Histórico de categoria táxi

Caso o veículo já tenha sido categorizado como táxi, ele sofre uma grande desvalorização. Isso se deve ao seu desgaste e à quilometragem, que geralmente é bastante alta. Por isso, se você não quer se incomodar futuramente, evite este tipo de veículo.

2. Com registro de transporte funerário

Os automóveis utilizados para este fim apresentam modificações estruturais de espaço interno, e essas mudanças podem não ter sido feitas da maneira adequada, o que pode acarretar em prejuízo para o novo proprietário. O risco de gerar muitas manutenções neste veículo é grande.

3. Veículo de órgãos públicos ou transporte escolar

Apresentar esta informação no histórico também é um ponto negativo a ser considerado. Veículos deste tipo geralmente são mal conservados devido à rotatividade de pessoas que o utilizaram.

O interior dos veículos de transporte escolar também costuma ser bastante danificado. Tudo isso desvaloriza muito o veículo e pode te dar dor de cabeça com a manutenção no futuro.

4. Veículo de viatura policial

Os veículos de viatura são os que mais você deve evitar, pois são utilizados em condições extremas, como perseguições, onde o veículo pode subir em guias, sofrer frenagens bruscas, ser atingido por projéteis, etc.

Isso tudo representa um risco muito alto ao comprador, que pode sair totalmente em prejuízo tanto no uso como na hora da revenda do carro.

5. Veículo de bombeiro ou ambulância

Os veículos que tenham sido utilizados pelos bombeiros ou como ambulâncias certamente sofreram alterações estruturais para este tipo de serviço.

Além disso, eles apresentam alta rodagem e, no caso dos veículos de bombeiros, sofreram exposição à água, o que pode ser prejudicial para a conservação do automóvel.

6. Veículo utilizado por autoescolas

Também passe longe de veículos de autoescolas. As engrenagens do câmbio e a embreagem costumam ser bastante danificadas, devido às condições em que o veículo é utilizado e até pelo tipo de montagem do veículo.

Outra questão é que, devido a baixa rotação que os veículos costumam andar, o motor acaba ficando mais fraco e, por isso, gerar altos custos de manutenção e uso.

E então, já sabia que esses tipos de veículos não eram um bom negócio? Muitos deles podem ter um valor de compra mais baixo, mas nem sempre o custo-benefício vai ser realmente vantajoso!

Como conferir esse histórico?

Geralmente, esse tipo de veículo é vendido em leilões e nem todos os vendedores expõem as informações completas dessa origem e da conservação.

Por isso, é preciso analisar se vale a pena ou não comprar um carro ou moto de leilão. Sobre isso, tire sua dúvida aqui! Fique atento também para não cair em golpes de revenda.

E para saber se o automóvel que você está pesquisando se encaixa em uma dessas categorias de veículos seminovos e usados para evitar que listamos acima, conte com o Consultar Placa!

Basta você informar a placa do veículo e o seu e-mail, e em poucos minutos você receberá um relatório com informações completas para te ajudar na escolha do seu seminovo ou usado.

Se ainda tiver dúvidas se vale a pena ou não consultar a placa, veja como a Consultar Placa pode facilitar a sua vida e não deixe essa oportunidade de fazer ótimos negócios passar! Saiba mais abaixo e veja como é fácil:

Faça seu comentário