A modalidade de comprar carros de leilão já é bastante antiga no Brasil. Em decorrência de seus preços mais baixos, ela tem se mostrado uma boa opção para quem quer adquirir um veículo mas não pode pagar por um 0 km, seminovo ou usado que já esteja disponível no mercado.

Quer entender como funciona esse universo, quais são os tipos de leilão e também ficar por dentro dos prós e contras antes de dar seu lance? Continue a leitura para saber tudo!

Como funciona?

O leilão de veículos funciona como qualquer outro leilão, no qual leva o carro para casa a pessoa que der o maior lance a partir do valor inicial no seu lote de interesse, ou seja, no seu carro de interesse. Comprar um carro de leilão é bem mais barato que comprar um seminovo ou usado e, obviamente, ainda mais em conta que um 0 km.

Estima-se que esse tipo de veículo seja em média 30% mais barato que um seminovo comprado em garagens, concessionárias ou direto com o proprietário. Por conta desse valor bastante abaixo do mercado, na maioria dos casos o pagamento precisa ser feito à vista.

Tipos de leilão

Hoje, no Brasil, existem quatro principais tipos de leilão, cada um com uma particularidade. Conheça quais são eles e veja seus detalhes:

Leilão de financeiras e bancos

Esse é um dos mais conhecidos e também a melhor opção. Nesse caso, os carros são provenientes das financeiras ou bancos que confiscam os veículos por falta de pagamento. Então, o leilão se torna uma ótima forma dessas instituições quitarem a dívida deste bem. Para quem deseja comprar um carro de leilão, essa também é uma boa opção porque os carros não costumam apresentar problemas.

Leilão do DETRAN

Quando alguém não consegue cumprir com suas obrigações fiscais com o governo, como pagamento do IPVA, emplacamento, licenciamento e outras taxas, esse carro pode ir a leilão. Seu destino é quase sempre os pátios do DETRAN, depois de serem apreendidos nas fiscalizações. Esses veículos costumam ficar expostos às ações do tempo, como chuva, vento e muito sol, podendo sofrer desgastes na lataria.

Leilão de seguradora

Aqui, a atenção deve ser redobrada. O leilão de seguradora é o mais complicado que existe e você pode ter grandes dores de cabeça. Ele pode acontecer em algumas situações, mas as mais comuns são com carros com sinistro ou carros recuperados de roubos. No primeiro caso, não compensa para a seguradora consertar o veículo por conta do alto custo de peças e mão de obra, o que significa que o carro foi bastante danificado. No caso de roubos e furtos, caso a seguradora encontre o carro e já tiver ressarcido o cliente, o veículo encontrado vai a leilão.

Em ambos os casos, comprar um veículo nessas condições é muito arriscado e pode lhe trazer prejuízos financeiros significativos.

Leilão de montadora ou renovação de frota

Esse tipo de leilão não é muito comum, mas normalmente são mais vantajosos. Os carros de leilão da montadora são aqueles usados para testes e que foram aprovados, veículos utilizados pelos funcionários e até mesmo os de test-drive

Além das montadoras, algumas empresas também fazem esse tipo de leilão para renovar os carros de uma frota. Nessa situação, os veículos costumam ser mais rodados e danificados, então preste muita atenção.

Vantagens

Como tudo na vida, existem os dois lados da moeda quando o assunto é carro de leilão. Então, vamos começar com as vantagens:

Preço acessível

Se você está procurando por uma pechincha, o carro de leilão pode ser uma ótima aquisição. Você pode encontrar carros de leilão até 50% abaixo do valor da tabela FIPE. Desconsiderando qualquer outro aspecto, o leilão é, de longe, a forma mais barata de comprar um carro.

Dívidas quitadas

Ao comprar um carro de leilão, você não vai precisar se preocupar com as dívidas do veículo, tudo isso vem quitado. Mas vale ressaltar uma coisa: existem leiloeiros que não são sérios e podem até mesmo dar golpes, então sempre pesquise o histórico do veículo para averiguar sua situação.

Desvantagens

Sem querer desanimar, as desvantagens de arrematar um carro em leilão são bem significativas. Selecionamos algumas delas:

Pagamento à vista

O valor de um carro, mesmo que seja de leilão, costuma ser relativamente alto. Dificilmente alguém tem milhares de reais disponíveis para pagar algo à vista, não é mesmo? Para piorar essa situação, o prazo para pagamento do lance costuma ser apenas 48 horas e os leiloeiros são bem rígidos quanto a isso.

Contratação de seguros

Nem todas as seguradora aceitam um carro de leilão, ou então aceitam mas não cobrem todo o valor previsto na FIPE. E como nem todas aceitam realizar esse seguro, as que aceitam em geral acabam cobrando mais caro e as vezes até inviável. E você já deve imaginar o porquê disso, certo? Os carros de leilão podem apresentar muitos problemas, e isso nos leva à próxima desvantagem.

Problemas e mais problemas

Se você decidir comprar um carro de leilão, já coloca na conta um bom remédio para dor de cabeça, porque você vai precisar. Nos leilões de bancos e do DETRAN, os carros foram apreendidos por falta de pagamento, então é bem provável que o antigo proprietário também não tinha como investir em revisões, combustível de qualidade e outros reparos, fatores que prejudicam o desempenho do automóvel. Os problemas logo começam a aparecer e isso é super frustrante.

No caso dos leilões de seguradora, os problemas são ainda maiores. Já pensou descobrir que o seu carro foi envolvido em um acidente ou foi retirado de uma enchente que comprometeu completamente a estrutura do veículo? Situação bem desagradável, né?

O que avaliar para comprar um carro de leilão?

Se você está quase caindo na tentação de comprar um carro de leilão, avalie sempre a relação custo-benefício. Os benefícios que você vai ter pelo preço que vai pagar compensam ou vai acabar sendo o barato que sai caro? 

Outro ponto de muita atenção é o edital do leilão, ele deve ser lido com muita atenção para você não cair em nenhuma cilada. Consulte também o histórico do carro para ter acesso a todos os dados que possam ser importantes, como registro de RENAJUD, registro de sinistros e dados técnicos do veículo.

Para isso, você pode entrar no Consultar Placa, informar a placa do veículo, seu e-mail e pronto! Você receberá gratuitamente todos os dados do automóvel na sua caixa de entrada. Fácil, rápido e sem complicações.

Afinal, vale a pena?

Essa é uma conclusão bastante individual, que vai depender da sua situação financeira, do seu objetivo ao comprar um carro de leilão e também das particularidades do veículo, mas é importante estar ciente dos prós e contras. Analise tudo isso com muito cuidado e atenção antes de tomar qualquer decisão, essa é a melhor forma de saber se vale a pena ou não comprar um carro de leilão.

Faça seu comentário