Para você que está buscando um carro para comprar, mas está em dúvida entre um novo, seminovo ou usado, vale a pena conferir estas dicas que irão te ajudar a escolher a opção mais vantajosa! 

O cenário do mercado automobilístico

Com a recente alta dos combustíveis e o aumento dos preços dos veículos, o atual mercado automobilístico sofre uma retração, afetando, assim, o comércio de compra e venda de usados e seminovos. 

Muitos compradores podem estar aguardando a baixa dos preços para então pensar na compra de um veículo, porém, conforme mostram as pesquisas deste setor, dificilmente haverá uma queda dos preços.

Por isso, vale a pena a análise entre as opções de comprar um carro novo, seminovo ou usado. Veja alguns prós e contras que irão clarear suas ideias…

Prós e contras do carro novo

Para te ajudar nesta análise, elencamos alguns pontos positivos e alguns pontos de atenção que você deve considerar e balancear na hora da sua escolha por um carro zero:

Pontos positivos

Um dos pontos de destaque do carro novo é a garantia do fabricante, que geralmente é de dois anos e uma grande vantagem em casos de defeitos de fábrica. Outro ponto importante é a segurança. Carros mais novos possuem equipamentos de segurança mais modernos e resistentes. Por fim, a quilometragem com certeza é um fator decisivo, pois um carro 0 Km pode durar muito mais tempo. 

Pontos de atenção

Não somente o valor do carro será mais alto, mas também os custos de documentação, impostos e seguros. Por isso, você deve considerar estes valores ao definir o seu poder de compra de um carro zero.

Prós e contras do carro seminovo

Se sua prioridade é o valor do bem, o seminovo pode ser uma boa opção. Prefira os modelos que têm um valor de mercado mais estável ao longo dos anos para garantir um bom negócio ou revenda futura. Veja os pontos a serem analisados na escolha de um carro seminovo:

Pontos positivos

O preço de um seminovo geralmente não está muito longe do carro novo. Porém, os custos de manutenção, impostos e seguro já são mais reduzidos. Há também maior possibilidade de negociação com o vendedor, uma vez que o estado de conservação do veículo interfere no preço. Geralmente, os seminovos estão mais bem conservados do que os usados e a quilometragem baixa é uma boa vantagem.

Pontos de atenção

O estado de conservação vai dizer muito sobre o carro. Pode haver um risco maior de negociação caso o vendedor oculte algum problema ou reparo que precisa ser feito. Além disso, devido a alguns desgastes, você pode ter que fazer manutenções com mais frequência, por não se tratar de algo completamente novo. 

Prós e contras do carro usado

O carro usado tem mais anos de uso do que o seminovo, com isso, há de ter mais cuidado na hora da seleção na compra de um veículo deste tipo.

Pontos positivos

O valor certamente será mais reduzido e é possível encontrar veículos com boa conservação e quilometragem baixa mesmo nessa categoria. Procure por aqueles que tenham até 5 anos de uso e repare bem no histórico de proprietários para adquirir um carro bem cuidado e uma compra vantajosa.

Pontos de atenção

Nestes casos, é preciso ficar mais atento ao histórico do veículo, verificar se há algum tipo de restrição, se está tudo em dia e se há algum reparo ou manutenção que precisa ser feita para não sair no prejuízo. Geralmente, veículos usados envolvem mais gastos com manutenção, devido aos desgastes e tempo de uso.

Conclusão: novo, seminovo ou usado?

Certamente, existem boas opções em qualquer categoria, seja o carro novo, seminovo ou usado. O que vai trazer mais vantagens é aquele que atende a sua prioridade.

Os seminovos ou usados de anos mais recentes costumam estar mais bem conservados e ser uma opção interessante para quem não quer gastar muito mas ainda assim garantir uma compra segura.

Se esta for a sua escolha, não deixe de fazer uma consulta de placa para saber tudo sobre o histórico do veículo! E, para isso, conte com o Consultar Placa. Assim, você consegue saber tudo sobre o carro que tem em vista e tomar a melhor decisão.

Faça seu comentário