Se você também ficou na dúvida sobre como proceder com a taxa do seguro DPVAT 2022, este post é para você!

Quando se fala em documentação do veículo, é preciso ficar muito atento para não deixar nada para trás. Então, vem com a gente entender melhor sobre o seguro DPVAT:

O que é DPVAT?

DPVAT quer dizer Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Normalmente, ele é pago juntamente com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) ou com o Licenciamento, caso o veículo seja isento de IPVA. 

Diferente do IPVA, o valor do DPVAT é o mesmo para qualquer estado do país, sendo um valor fixo determinado pelo CNSP – Conselho Nacional de Seguros Privados, conforme a categoria do veículo (moto, carro, caminhão).

Em 2020, por exemplo, os proprietários de carros pagaram o valor de R$ 5,23 (taxa anual), enquanto os proprietários de motocicletas pagaram o valor de R$ 12,30 (taxa anual), isto porque os índices de acidentes com motos são maiores que os de carro.

Como funciona o seguro DPVAT

O seguro DPVAT pode ser utilizado para indenizar ou cobrir os gastos de vítimas de acidentes de trânsito. Veja só em quais casos você tem direito a utilizá-lo:

Acidentes com morte

Casos de acidente com vítima de morte têm direito ao acionamento do seguro DPVAT. Os beneficiários da vítima podem receber o valor da indenização.

Invalidez permanente

Quando a vítima sofre alguma perda ou dano funcional de um órgão ou membro também é possível solicitar a indenização do seguro.

Despesas de Assistência Médica e Suplementares (DAMS)

Em casos em que há necessidade de algum atendimento para a vítima, com a devida comprovação e justificativa médica, é possível solicitar esta cobertura ao seguro DPVAT. 

O que este seguro NÃO cobre?

Não são cobertos pelo seguro DPVAT casos de acidente sem vítima, multas, finanças, prejuízos materiais, danos não causados por veículos terrestres, acidentes ocorridos com veículos estrangeiros ou acidentes fora do território nacional.

Seguro DPVAT 2022: como vai funcionar o pagamento neste ano

De acordo com a resolução nº 399 do CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados), a taxa do seguro DPVAT foi isenta para os anos de 2021 e 2022 em âmbito nacional. Isso, devido ao excedente de recursos do fundo da Caixa Econômica que administra os recursos do DPVAT.

Por isso, até segunda ordem, você não precisa se preocupar com esta taxa para seu veículo. De qualquer forma, é sempre bom ficar atento para que os documentos e débitos do veículo estejam em dia. 

Como verificar os débitos de um veículo antes de comprá-lo?

Por mais que tenha se isentado esta taxa do seguro DPVAT nos anos de 2021 e 2022, se você estiver procurando algum veículo para compra, é importante prestar atenção no histórico deste e demais débitos para analisar se é um bom negócio.

Portanto, faça uma consulta de placa antes de se decidir e tenha um histórico detalhado do veículo, com todas as informações de débitos, para saber se está tudo em dia ou não.

Com a Consultar Placa você consegue consultar em instantes e ter todas as informações na palma de sua mão de maneira simples e segura. Então, clique no link abaixo e faça já sua consulta:

Faça seu comentário