Se seus documentos de 2022 estão em dia e você está aguardando o documento novo chegar em seu endereço, não esqueça: o CRLV agora é somente digital!

Mas como faço para obtê-lo na versão impressa? Preciso ir ao DETRAN?

Calma, você não precisa ir a nenhum departamento presencialmente. A seguir, vamos te mostrar como você pode acessar seu CRLV 2022 de forma fácil sem sair de casa, veja só:

Como consultar e acessar o CRLV 2022?

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo 2022 está disponível na versão digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Então, basta ter um cadastro no sistema gov.br e você poderá acessar todos os documentos que este aplicativo oferece, incluindo o CRLV 2022. 

Caso tenha dificuldades em acessar o aplicativo, você pode tentar também através do portal de serviços do Denatran, clicando aqui. É preciso ter em mãos o código do RENAVAM do veículo e a placa para realizar a consulta.

Caso não tenha o número do RENAVAM do seu veículo em mãos, uma consulta de placa pode te ajudar com esta informação. Com isso, você poderá checar também se os débitos do veículo estão em dia, para que seja possível obter o CRLV 2022. Afinal, se houver alguma pendência, o documento novo não pode ser emitido.

E quais são os prazos?

O prazo para o documento atualizado aparecer no sistema é de até 3 dias úteis após o pagamento do licenciamento. No entanto, caso demore para aparecer, verifique se não há outros débitos pendentes, como IPVA ou multas. 

Como imprimir o CRLV 2022?

Reprodução: Detran-PR | Geraldo Bubniak/AEN

Para obter a versão física do seu CRLV 2022 sem sair de casa, você pode optar por imprimir o documento. Para isso, acesse o site do Denatran e siga os passos abaixo:

  1. Clique em “Veículos”;
  2. Entre com seu CPF e senha do portal gov.br;
  3. Do lado esquerdo da tela, clique em “CRLV Digital”;
  4. Depois, “Baixar CRLV”;
  5. Preencha o número do RENAVAM e a Placa do veículo, que são os dados obrigatórios. Caso seu veículo possua Código de Segurança do CRV, informe também;
  6. Clique em “Prosseguir” e logo aparecerá na tela o seu CRLV-e;
  7. Clique na opção “Imprimir”. 

Prontinho! Assim você poderá ter uma versão impressa do seu CRLV 2022, facilitando o acesso às informações do seu veículo e tendo em mãos o seu documento atualizado.

Como pagar o CRLV 2022?

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo é um documento que aprova a vigente circulação do veículo. Para obtê-lo, portanto, é preciso ter em dia o licenciamento e o IPVA de 2022. 

O pagamento das taxas pode ser realizado via internet banking, aplicativo, caixa eletrônico (nos bancos conveniados) e lotéricas. 

E para saber quais são os débitos pendentes que podem impedir a emissão do seu CRLV 2022 faça uma consulta de placa.

A consulta de placa é uma ótima maneira de saber tudo sobre o seu veículo, incluindo informações valiosas para sua decisão de compra e se o CRLV 2022 já está atualizado ou não. 

Então, clique agora no botão abaixo e faça sua consulta, é fácil e rápido, em apenas alguns minutinhos você recebe no seu e-mail todas as informações do veículo:

Faça seu comentário