Infelizmente, golpes são cada vez mais comuns. De qualquer espécie, em qualquer ramo e em várias modalidades. Nos últimos tempos, os golpes de leilão de carros online cresceram exponencialmente, fazendo milhares de vítimas.

Com alguns cuidados, é possível fugir do problema e não entrar nessa estatística lamentável. Preparamos 7 dicas para te ajudar a identificar um possível golpe. Vem ver!

1. Pesquise sobre a reputação do site

Uma rápida busca no Google sobre o site que você está de olho pode te poupar de muitas dores de cabeça e prejuízos. Existem sites especializados em apontar a reputação de empresas, sendo o Reclame Aqui o mais conhecido deles.

Se alguém já teve problemas com o site de leilão, certamente será possível encontrar uma reclamação no Reclame Aqui. Alguns fraudadores criam “sites relâmpago”, ou seja, eles são deletados logo após o golpe, então pode ser que você não encontre indicativos de que o site seja fraudulento. Nesses casos, se você ficar desconfiado, siga as dicas abaixo.

2. Verifique a URL do site

A URL do site é seu endereço e ele deve sempre terminar em .com.br, nunca em .com, .edu, .pro, .site… Nenhuma dessas terminações indicam sites de leilão. Mas, fique atento: os golpistas também podem comprar um domínio .com.br, então não se apegue unicamente a esse ponto.

Verificar a URL é importante, já que se ela não terminar em .com.br o golpe é certo, mas até mesmo os sites terminados em .com.br podem ser fraudulentos.

3. Analise o site com atenção

Além de olhar a reputação do site e sua URL, também vale a pena vasculhar todos os mínimos detalhes dos sites. Leiloeiros e empresas de leilão trabalham com seriedade e não costumam deixar escapar erros de português, bem como exibir fotos e montagens de baixa qualidade.

Verifique também se o site exibe o CNPJ (e se ele é válido) e o certificado SSL/TLS, que é o que indica se um site é seguro ou não. Mais uma vez, todas essas informações são importantes, mas é preciso analisar o todo e não se prender a um único detalhe, já que os golpistas estão cada vez mais “profissionais” e conseguem reproduzir fielmente páginas de leilões sérios e seguros.

4. Desconfie de compras diretas

Leilões acontecem ao vivo, seja online ou presencialmente. Desconfie de qualquer outra modalidade, principalmente da modalidade de leilão que é como se fosse uma compra direta de qualquer outro produto na internet. Isso não existe, então, se você se deparar com algo nesse sentido, pode fugir que é golpe. 

5. Tenha noção dos valores

Carros de leilão costumam ser mais baratos, isso é verdade, mas se o valor for muito baixo, é bom ligar o sinal vermelho. Faça uma pesquisa do valor de mercado do automóvel que você está interessado e compare os preços.

Em sites sérios, é possível fazer bons negócios, mas você não vai comprar uma BMW pelo preço de um Celta, por exemplo.

6. Consulte o Detran

Na tentativa de passar credibilidade, alguns golpistas usam o nome do Detran para fisgar suas vítimas. Geralmente, o Detran realiza seus leilões em sites de leiloeiros profissionais, então não é comum que o endereço da página eletrônica tenha Detran no nome.

Se ficar em dúvida, entre em contato com o Detran do seu local para esclarecer a suspeita e, caso ela seja confirmada, denuncie a situação o quanto antes para que mais pessoas não caiam nesse golpe.

7. Solicite uma visita presencial

Quando estiver em negociação, ou se já tiver arrematado o veículo e ainda não realizou o pagamento, peça para ir visitar o local do leilão ou onde o carro estiver armazenado. Se o leilão for real, você poderá fazer uma visita tranquilamente.

Agora, se isso for um golpe, a pessoa por trás dessa fraude vai tentar te enrolar e pode até mesmo sumir, então preste bastante atenção nisso, insista e não ceda aos “encantos” dos golpistas. 

Se você ainda está pensando se deve ou não comprar um carro nessa modalidade, veja aqui se carro de leilão vale a pena.

Consultar Placa

Sabia que uma simples consulta da placa de um automóvel pode te poupar de muitos prejuízos? No site do Consultar Placa é possível coletar várias informações úteis sobre um veículo. Esses dados permitem que você tenha uma visão mais ampla sobre o carro em questão para tomar as decisões necessárias.

E aí, o que achou desse conteúdo? Você já caiu em algum golpe ou conhece alguém que já passou por isso? Conte para a gente aqui nos comentários!

Faça seu comentário
Categorias: Sem categoria