A decisão de trocar de veículo envolve diversos fatores e precisa ser pensada com calma e propriedade, porém, também existem sinais de que é hora de trocar de carro.

Você sabe quais são e como reconhecer esses sinais? Pois é sobre eles que nós falaremos hoje e então você poderá escolher entre buscar ou um não um outro carro com a certeza de que é a decisão certa.

Então, para descobrir no que ficar de olho ao começar a pensar em trocar de carro, é só continuar a leitura!

1. Manutenção constante

Em primeiro lugar, um dos sinais mais claros e frequentes de que o seu carro já está cumprindo seu prazo de validade é o aumento significativo de reparos e idas à oficina.

O desgaste é algo natural em veículos em uso, mas também é algo que pode ser agravado ao adiar as revisões e reparos de rotina que devem ser feitos ao longo dos meses e anos, tanto em carros usados quanto em novos.

Ao reparar esse sinal, busque uma avaliação de um profissional de confiança para analisar o real motivo dos problemas, indicando se é algo simples de resolver ou te dar o empurrão final para decidir pela troca do seu carro. 

Mas, para te ajudar a saber se o seu veículo está gerando um gasto excessivo com manutenção, o parâmetro é 10% do valor do carro na Tabela FIPE; se o valor dos reparos do seu carro estiver acima disso, já passou da hora de substituí-lo.

2. Alta quilometragem

A quantidade de quilômetros rodados é um dos sinais mais claros do quanto um carro já foi usado, é aliás um dos parâmetros que determinam a diferença entre seminovo e usado.

Com a rodagem, o carro já passará a apresentar um desgaste em seus componentes, exigindo naturalmente mais manutenções. E caso isso venha acompanhado de revisões escassas e um uso menos cuidadoso, pode ser um sinal verde para optar pela troca.

3. Consumo de combustível

Outro fator de alerta sobre o estado de conservação de um veículo é o seu consumo de combustível. Com o desgaste, esse consumo pode subir, gerando maiores gastos para o uso do veículo no dia a dia.

Isso também é uma característica comum e de fábrica de alguns modelos, mas nos dois casos a tendência é essa situação se agravar cada vez mais, sendo a melhor opção para o seu bolso realmente trocar de carro.

4. Estado de conservação das peças 

Além desses sinais quantitativos, o estado físico de conservação das peças também serve de sinal sobre a troca ou não do seu carro. Diversos componentes do veículo são feitos de borracha e plástico e têm uma vida útil de mais ou menos 5 anos.

O desgaste dessas peças em si nem é tão problemático. Porém, isso pode afetar outras peças e gerar problemas mais graves, gerando custos significativos em reparos e influenciando no bom funcionamento do veículo.

5. Problemas sérios

Às vezes, o valor em manutenção é superior ao seu orçamento ou ao que você poderia receber na revenda – mesmo que seja ao ferro velho.

Então, se o seu veículo se envolver em um acidente grave, sofrer um dano significativo ou apresentar um problema sério, como um motor fundido, talvez valha mais a pena procurar um carro novo ao invés de consertar o seu antigo.

6. Vencimento da garantia

A garantia garante a cobertura de defeitos de fabricação e te ajuda a manter as revisões em dia através da programação e acompanhamento da concessionária.

Depois desse período, tudo fica por sua conta, tanto as despesas como a responsabilidade de lembrar e manter as manutenções necessárias.

E é por isso que algumas pessoas procuram trocar o carro após esse período,  mesmo que ele ainda esteja bem conservado e com baixa quilometragem.

7. Valor de mercado

Outro sinal bem relevante para considerar a troca do seu carro é o valor de revenda dele no mercado. Um modelo pode deixar de ser produzido ou ter um redesign significativo para a sua próxima versão, gerando uma desvalorização considerável e progressiva.

Então, fique de olho nessas atualizações, se adiante com relação à elas ou acompanhe-as para identificar padrões e oportunidades, as chances de você conseguir um bom negócio são maiores.

Além disso, com a alta do dólar e de outras variáveis do mercado, alguns modelos podem ainda valorizar (sim, é possível!). Imagina ter a oportunidade de adquirir um carro melhor ou ganhar uma grana extra sobre um bem que geralmente só desvaloriza?

Falando nisso, confira os carros que mais desvalorizaram em 2020 e os carros que menos desvalorizaram em 2020 e se atualize sobre isso!

E se ao escolher outro carro, você optar por um seminovo ou usado, utilize o Consultar Placa para se informar e ter a garantia de estar fazendo um bom negócio.

Faça seu comentário