Todos os anos, as enchentes e alagamentos atingem centenas de cidades no Brasil, danificando e inutilizando milhares de automóveis.

Alguns vendedores mal intencionados, acabam “maquiando” esses veículos danificados, dando neles um verdadeiro banho de loja.

Dos carros atingidos por enchentes, estima-se que metade volta a circular pelas ruas.

Na maior parte das vezes comprados por pessoas desavisadas, pois logo após a compra o veículo começa a apresentar diversos problemas.

Mas fique tranquilo(a), para você não ser passado para trás, vou te ensinar como saber se um carro que passou por enchente.

Um carro que passou por enchente pode ser recuperado?

Não. Ele pode até andar por um tempo após uma série de reparos, mas os danos nos circuitos elétricos, ferrugem e lama dentro da lataria e do motor são letais.

Normalmente, as seguradoras classificam se um carro inundado pode ser reparado, de acordo com a altura em que a água o atingiu. 

Se a água chegou até a altura do painel, ele é dado como perdido embora donos e vendedores particulares possam ainda tentar recuperá-los.

Se a água chegou apenas até o assoalho, algumas seguradoras entendem que é possível recuperar o veículo. Entretanto, isso é uma abordagem extremamente arriscada. 

Um carro recuperado de enchente é uma bomba relógio. É impossível prever onde e quando vai falhar, principalmente quando falamos de tecnologias de segurança como freios ABS, ESP e airbags.

Como saber se um carro passou por enchente?

Para saber se um carro passou por uma enchente, você deve antes de mais nada procurar marcas de água no interior e exterior do veículo.

Observe os estofados

Os estofados e o carpete de um carro, vítima de enchente, quando não são trocados tem um característico cheiro de “cachorro molhado” ou mofo. 

Quando um carro que foi inundado é “maquiado”, ele pode ter o estofamento e carpetes substituídos. Verifique se o interior do carro não parece muito novo ou “bem cuidado” em comparação ao restante do veículo.

Verifique se há sujeira e umidade

Além de observar o cheiro do interior do veículo, verifique se não há gotículas de água presa dentro de faróis, painel e principalmente, das luzes internas.

A lama levada pela água entra em, absolutamente, todos os lugares e é muito difícil de ser removida. 

Atente-se a qualquer lugar incomum. Você pode encontrar lama nos cantos dos faróis, no porta malas, no interior do porta-luvas,  e no painel de instrumentos. 

Procure ferrugem e mofo

O mofo pode ser encontrado em praticamente todos os estofados, mas em baixo dos bancos e nas laterais da cabine, são os principais pontos de proliferação.

A ferrugem pode ser encontrada em carros que não foram atingidos por enchentes, é comum em veículos mais antigos. 

Observe se a quantidade de ferrugem, na lataria e sob os carpetes, é condizente com a idade do veículo.

Você também pode encontrar ferrugem suspeita, embaixo dos pedais e em lugares altos, como as dobradiças das portas.

Encontrar ferrugem sob o estepe, quando ele está sob a área de carga, é um indicador de que aquele carro foi inundado. Se na parte da frente do veículo não houverem indícios, é provável que ele tenha sido atingido pela água enquanto estava inclinado.

Confira os fios do painel

O sistema elétrico do painel pode estar funcionando, mas após secos, seus cabos tornam-se quebradiços como gravetos. Com o veículo desligado, apalpe os fios sob o painel.

Abra o capô

Antes de levar ao seu mecânico de confiança, você mesmo(a) pode identificar alguns fatores.

Se o motor demora para funcionar ou o radiador está muito sujo, cuidado.

Filtro de ar

Verifique se o filtro de ar capturou alguma umidade, está mofado ou com pontos de ferrugem.

Fluídos do motor

Com a própria vareta de mergulho do óleo, observe se ele está limpo e fluido, se estiver esbranquiçado é sinal de que entrou em contato com água.

Cabos e circuitos elétricos

Confira, se não há oxidação nos cabos da bateria e qualquer outro terminal elétrico que você possa ver. Remova cuidadosamente alguns fios e observe se estão danificados.

Teste o sistema elétrico pelo menos duas vezes, de preferência com um intervalo de tempo de alguns minutos entre os testes, para ter certeza de que não foi apenas sorte.

Vale a pena comprar um carro que passou por enchente?

Não. Mesmo que esteja extremamente barato, você vai estar adquirindo um veículo extremamente danificado, de vida util curta e incerta.

Além do mais, acho que você não gostaria de andar em um carro que pode perder os freios a qualquer momento ou pegar fogo por causa de um curto circuito.

Não deixe que te passem para trás!

O melhor jeito de saber a procedência de um veículo, é consultando sua placa pelo Consultar Placa.

O Consultar Placa leva a você o maior número de informações, para que você tenha segurança na compra do seu próximo carro. Pagando um preço justo, você evita dor de cabeça e prejuízo no futuro.

Faça seu comentário