A quilometragem é um dos fatores que ajudam a determinar o preço de um veículo seminovo ou usado. Afinal, ela está diretamente ligada ao estado de conservação do automóvel. No entanto, você sabe como verificar a quilometragem de um carro usado?

Pois é exatamente isso que te ensinaremos neste artigo. A seguir, listamos as melhores táticas de verificação que você pode utilizar para descobrir a quilometragem de um veículo e, principalmente, se ela não foi adulterada. Acompanhe e confira!

1. Checagem do painel

O primeiro passo que todo mundo faz e deve fazer é verificar a quilometragem exibida no painel. A melhor forma de fazer isso é, claro, pessoalmente, pois fotos e informações declaradas em anúncios podem ser facilmente manipuladas. 

No entanto, a checagem presencial também não é totalmente confiável. Infelizmente, a adulteração de hodômetro (aparelho que afere a quilometragem) é um golpe de revenda bastante comum. Contudo, existem detalhes que podem te ajudar a identificar uma possível fraude nesse elemento.

Em carros mais antigos, que possuem painel analógico, confira se não existem sinais de manipulação próximo ao hodômetro. Esses sinais podem ser arranhões, trincas no plástico, desalinhamento dos números, brechas e falhas no encaixe.

Já em carros mais modernos, com painel digital, a verificação é mais desafiadora, mas pode ser feita a partir de um test-drive. Enquanto dirige o veículo, abra o GPS e confira se a velocidade do veículo condiz com a mostrada no painel. Se não forem iguais, é possível que exista uma irregularidade devido a uma adulteração. 

Para ter certeza, nos dois casos, vale buscar uma verificação especializada junto a um mecânico da sua confiança.

2. Ano de fabricação X quilometragem média

Também é importante conhecer um parâmetro básico para basear suas análises. Veículos de passeio costumam rodar, em média, entre 5.000 e 15.000 km por ano. Portanto, se você estiver comprando um carro que tenha 3 anos de uso, sua quilometragem ideal deve estar entre 15.000 e 45.000 km. 

Caso o valor marcado pelo hodômetro seja muito maior que essa faixa, é sinal de que o veículo rodou bastante. O que significa que ele, provavelmente, apresentará um nível de conservação pior do que o esperado para um automóvel com esse tempo de uso.

Além disso, uma quilometragem muito baixa comparada com o tempo de uso também merece atenção. Se o vendedor não tiver uma explicação consistente para isso e, se possível, provas do seu argumento, desconfie.

3. Calendário de revisões

Outra técnica é checar o manual do proprietário ou os adesivos que marcam as trocas de óleo e outras revisões. Isso porque esses elementos contém as informações da quilometragem do veículo vinculada à data do serviço. Portanto, podem servir de fonte para comparação da quilometragem mostrada no painel e no anúncio. 

Levar em conta o fator temporal – quantos meses ou anos se passaram desde a última revisão – na mesma linha da dica anterior também é interessante.

4. Desgaste do veículo

Mais um aspecto para comparação é o estado de conservação do veículo. Se o seminovo ou usado apresentar sinais de desgaste e uma quilometragem baixa, desconfie dessa incompatibilidade. 

Então, vale conferir o volante, os pedais e o câmbio, que ficam lisos com o tempo. E, também, os bancos, que podem desbotar, perder densidade e solturas na costura. Esses sinais são comuns em carros com quilometragem alta, acima de 70.000 km.

5. Tempo de vida dos pneus

A última dica e técnica de como verificar a quilometragem de um carro usado é analisando os seus pneus. Em geral, um pneu costuma durar cerca de 40.000 a 60.000 km. Portanto, você pode utilizar essa informação como parâmetro de comparação com a quilometragem que lhe foi informada.

Primeiro, lembre-se de conferir se os pneus já foram trocados, verificando a data de fabricação nas marcações contidas na sua lateral. Os dois primeiros números são a semana e os dois últimos o ano de fabricação. 

Se os pneus tiverem a mesma data de fabricação que o veículo, eles nunca foram trocados e, portanto, a quilometragem deve ser compatível com o tempo de vida deles e do carro. Se eles tiverem sido trocados, você pode analisar seu estado de conservação para chegar em uma média de quilometragem compatível.

Como falamos, a adulteração de hodômetro é comum em revendas de veículos. Por isso, saber como verificar a quilometragem de um carro usado é essencial para garantir uma compra segura e vantajosa.

Atentar-se aos detalhes e contar com o máximo de informações possível faz toda a diferença. Então, além de aplicar as dicas que listamos acima, vale muito a pena fazer uma consulta de placa.

Esse recurso te trará dados completos sobre o histórico do veículo e dará condições de negociar com muito mais confiança. Descubra os perigos de comprar um carro sem fazer uma consulta de placa e como a consulta do Consultar Placa facilita a sua vida!

Depois disso, acesse o site do Consultar Placa, confira nossos modelos e faça já a sua:

Faça seu comentário