O chassi funciona como o número de identidade do automóvel. Sabia que, a partir dele, é possível descobrir a origem do veículo, conferir seu histórico e evitar golpes? E, também, que você pode consultar o chassi pela placa?

Se você está pensando em adquirir ou repassar um automóvel, leia este artigo antes! Aqui, vamos te ensinar a consultar o chassi utilizando apenas o número da placa do veículo. Além disso, vamos detalhar as características e funções desse tipo de registro.

O que é número de chassi?

Também conhecido como NIV – Número de Identificação do Veículo –, o número de chassi é o documento que registra e confirma a identidade do carro, moto, ônibus, caminhão ou de qualquer outro automóvel. 

Ele é composto por uma sequência alfanumérica única que traz informações essenciais sobre o veículo, desde seu modelo até o local e a data de produção. 

O que a numeração significa?

A numeração do chassi é composta por 17 caracteres que não se repetem. O padrão de registro para carros brasileiros segue a Resolução 4030 da ISO – Organização Internacional para Padronização – e é o mesmo desde 1981. 

Primeiro conjunto 

Os três primeiros caracteres são chamados de Identificador de Fabricante Mundial, ou seja, indicam a origem de produção e a montadora do veículo.

A primeira letra – ou número – indica a área geográfica onde o veículo foi fabricado. O segundo elemento indica o país de fabricação e o terceiro caractere identifica a empresa fabricante do veículo. 

Segundo conjunto

A segunda parte do chassi carrega as informações descritivas do automóvel. É, portanto, chamada de Seção Descritiva do Veículo.

Cada fabricante é responsável por definir os caracteres e, por isso, eles podem variar. No entanto, em todos os casos, classificam o modelo, a versão, o tipo de carroceria, o motor e os demais itens de segurança. 

Terceiro conjunto

Assim, no último conjunto, temos a Seção de Identificação do Veículo, que apresenta todos os dados referentes à fabricação do carro.

O décimo caractere indica o ano do modelo, em seguida a fábrica e o local de produção e, enfim, o número de série.

Por que o número de chassi importa?

O chassi funciona como uma espécie de certidão de nascimento, um registro das informações que é mantido pelas montadoras antes que sua placa veicular seja instalada. 

Apesar disso, a numeração não serve apenas para identificar o veículo, mas também para ajudar a reconhecer possíveis fraudes.  

A sequência alfanumérica é exclusiva e está presente no motor, na carroceria e em outras partes da máquina, o que faz com que as autoridades reconheçam documentos alterados e casos de chassi remarcado por roubo e furto, por exemplo.

Você também pode solicitar o número de chassi na negociação de um novo automóvel. Aliás, caso pretenda vender ou adquirir um veículo, tê-lo em mãos é primordial!

Afinal, como consultar o chassi pela placa?

Agora que você já sabe o que significam os números do chassi e a sua importância, que tal realizar uma consulta de placa com o Consultar Placa? É a solução mais prática e eficiente para fazer um bom negócio!

De forma simples, segura e barata, você recebe um gráfico de referência com todas as informações relevantes para a sua transação, incluindo o histórico completo do veículo. 

Além de consultar se o automóvel já teve o chassi remarcado, você pode conferir o histórico de infrações e débitos, analisar o estado de conservação do veículo e muito mais! Então, conheça os tipos de consulta do Consultar Placa e faça já a sua: 

Faça seu comentário