Já falamos por aqui sobre os perigos de comprar um carro sem fazer uma consulta de placa e como consultar a placa dos veículos que você está interessado em comprar é vantajoso. Mas, se você está pensando em comprar um carro registrado em um estado diferente do seu, precisará saber como consultar a placa de um carro de outro estado. 

Então, vem com a gente descobrir os meios possíveis de realizar esse processo e ter todas as informações importantes para você fazer uma compra segura!

Consultar a placa de um carro de outro estado pelo Denatran

A primeira opção disponível para consultar a placa de um carro de outro estado é o Portal de Serviços do Denatran, chamado SENATRAN. 

Através dele, é possível fazer essa checagem gratuitamente, mas é preciso possuir uma conta gov.br ativa e informar o número da placa e o número de série do QR Code contido nela. Confira, portanto, o passo a passo completo:

  1. Acessar o Portal SENATRAN e, no menu no canto superior esquerdo, selecionar as opções Veículos > Consultar Placa Veicular.
  2. Em seguida, você será direcionado(a) para a página de login do gov.br e basta inserir seu CPF e senha.
  3. Então, a página de consulta será liberada e será hora de inserir as informações da placa solicitadas neste serviço – número da placa e código serial do QR Code.
  4. Por fim, é só clicar no botão Prosseguir para acessar os dados disponibilizados pelo Denatran sobre o veículo consultado.

Essa consulta é interessante para validar as informações da placa e conferir dados básicos do veículo. A partir dela é possível acessar informações como:

  • Placa;
  • Fabricante;
  • Estampador;
  • Marca;
  • Modelo;
  • Ano fabricação;
  • Dados atuais do veículo;
  • Número de série do QR Code.

Além disso, cada usuário tem acesso a 5 consultas de placa veicular.

Consultar a placa de um carro de outro estado pelo RENAVAM

Caso a placa do veículo que você está pensando em comprar ainda não seja modelo Mercosul, uma alternativa é recorrer à consulta através da base RENAVAM. 

Neste caso, você deve selecionar as opções Veículos > Consultar Veículo no menu do SENATRAN, realizar o login com os dados de acesso gov.br e, então, informar o Código RENAVAM, o número da Placa e o CPF ou CNPJ do proprietário do veículo.

A partir dessa consulta é possível conferir um verdadeiro “extrato” do carro, contemplando o histórico de multas, licenciamentos, restrições e outras informações. 

Entretanto, se você não também não tem essas informações em mãos e gostaria de um modelo de consulta mais prático e eficiente, continue com a gente.

Como consultar a placa de um carro de outro estado fácil

Você pode realizar a consulta da placa de um carro de outro estado de forma fácil e completa através do Consultar Placa. E, desse modo, você também vai obter uma série de vantagens!

A primeira é justamente não depender de nenhum outro dado para prosseguir com a sua consulta. Com essa solução, é necessário informar apenas o número da placa e um endereço de e-mail para receber e acessar os dados do veículo.

Além disso, com a consulta do Consultar Placa, você acessa um relatório rico de informações, contemplando um histórico completo do automóvel e dos proprietários anteriores, bem como um guia informativo e visual do modelo. E ainda:

  • Dados da Base Federal (DENATRAN e RENAJUD);
  • Dados da Base Estadual (DETRANS);
  • Registros de Ofertas em Leilões Prime;
  • Dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF);
  • Informações sobre a ocorrência de sinistros com Perda Total (PT);
  • Referência de Preço (Tabela FIPE nos últimos 12 meses);
  • Histórico de Roubo e Furto;
  • Histórico de Recall.

Ou seja, é mais informação em menos tempo e com muito menos esforço, independentemente de qual estado o veículo está registrado. Além disso, todos os dados são centralizados e organizados em um relatório superfácil de entender. 

Achou interessante? Então, não perca tempo e realize a sua consulta com a ajuda do Consultar Placa:

Faça seu comentário