O preço de um seguro auto, ou prêmio, como costumamos falar, é calculado levando vários fatores em consideração. Ao contrário do que muitos imaginam, esse valor não está fixado em uma tabela e ele pode sofrer alterações bastante significativas dependendo do perfil do motorista.

O raciocínio é simples: as seguradoras não querem que você se envolva em algum problema que te faça usar o seguro, então ela precisa cobrar mais caro para clientes de “alto risco”, que são mais propensos a precisar do seguro. Mas quais são os fatores analisados? O que pode encarecer o seu seguro? Nós listamos 8 motivos para te ajudar a entender. É só continuar rolando a tela!

1. Idade do motorista

A partir dos 18 anos é permitido tirar a primeira habilitação, então é normal que os jovens sejam mais inexperientes. Isso não é preconceito, é um fato, já que boa parte dos sinistros veiculares são de pessoas entre 18 e 25 anos. Então, para pessoas dessa faixa etária, o valor do seguro pode ser mais caro.

2. Gênero do motorista

Estatisticamente, o número de sinistros por parte dos homens é mais alto, por isso eles costumam pagar mais pelo seguro. Não existe uma explicação clara para isso, mas alguns especialistas dizem que as mulheres são mais cuidadosas e saem menos à noite. Porém, nos últimos anos, isso tem mudado e a diferença vem caindo.

3. Frequência que o carro é utilizado

Esse fator é bem óbvio. Quanto menos você usa o carro, menores são as chances de acontecer alguma coisa, certo? Quem usa o veículo todos os dias para trabalhar vai pagar mais caro pelo seguro, já se você só sai de fim de semana para passear, pode ser que você pague bem menos.

4. Idade dos filhos

Existem dois motivos para levar a idade dos filhos do motorista em consideração: primeiramente, existe a ideia de que pessoas que têm filhos pequenos tendem a dirigir com mais atenção e cuidado, então os seguros são mais baratos. O outro lado é quando a pessoa tem filhos maiores de 18 anos, que podem pegar o carro e, por inexperiência, se envolver em acidentes, aí o valor do seguro aumenta.

5. Se é casado ou não

Pessoas casadas costumam ter uma vida social menos agitada e são mais caseiros, então o valor do seguro pode ser mais baixo. Solteiros e divorciados preocupam um pouco mais a seguradora, já que esses grupos ficam menos em casa e saem bastante à noite. Claro que existem exceções, mas as seguradoras precisam trabalhar com essa margem mais generalista.

6. Local

O lugar que o motorista mora conta muito na hora de cotar o seguro. Se o bairro for considerado perigoso, se a casa ou prédio tiver uma segurança mais vulnerável ou até mesmo se o carro passa a noite na rua, certamente o valor do seguro será mais elevado. Se a segura entender que o risco de roubo, furto e assalto no local é alto, ela pode inclusive recusar atender esse seguro.

7. Tipo de carro

Algumas características do automóvel podem encarecer o valor do seguro, como por exemplo a disponibilidade e preço de peças caso algumas delas quebre. Os carros importados também tendem a ter seguros mais caros, já que por si só eles já são caros. Outro fator que entra nesse quesito é a probabilidade do carro ser roubado ou furtado, pois alguns veículos são mais visados pelos criminosos do que outros.

8. Pontos na carteira

Outro ponto bastante óbvio. Se o motorista tem muitos pontos na carteira, significa que ele é menos cuidadoso – principalmente quando eles são por excesso de velocidade. Isso é levado em conta pelas seguradoras na hora de cotar o valor do seguro, então fique atento a esse detalhe que pode encarecer seu seguro.

Você sabia que todos esses fatores podiam deixar o seguro do seu carro mais caro? Existem casos de pessoas que tentam enganar a seguradora para ganhar vantagens, mas isso é muito arriscado e os problemas podem ser ainda maiores. 

Seguros e seguradoras são assuntos que despertam muitas dúvidas, o que é muito normal. Para te ajudar a esclarecer algumas questões, veja aqui se seguradoras aceitam carros com sinistros.

Se você precisa saber mais informações sobre um veículo e a única coisa que você tem em mãos é a placa, o Consultar Placa pode ser sua salvação. Digitando a placa do carro e informando seu e-mail, em instantes você terá um relatório com vários dados sobre este automóvel. Rápido e fácil!

Faça seu comentário