Comprar ou vender um veículo é sempre muito complicado. Além do medo de ser passado para trás, sempre existe a dúvida de qual o valor real do veículo em questão. 

Talvez alguém tenha lhe recomendado conferir o KBB para definir o preço em que irá anunciar seu carro, ou descobrir se o vendedor está pedindo um valor justo.

Mas o que é KBB? Será um documento? Uma peça? Uma pessoa? Nesse artigo vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre o KBB.

O que é KBB?

O Kelley Blue Book ou apenas KBB é era originalmente um livro contendo cotações de automóveis. Publicado pela primeira vez em 1926 pela concessionária de carros usados Kelley Kar Company, em Los Angeles (USA).

O livro de tiragem anual teve grande sucesso, tornando-se o guia definitivo americano de cotações de carros usados. 

Esse sucesso atravessou continentes, e hoje em dia o Kelley Blue Book tem versões para vários países, inclusive Brasil

Com o passar dos anos, a KBB se modernizou, e você encontra o guia da Kelley Kar Company acessando o site www.kbb.com.br onde você pode consultar gratuitamente o Indicador de Preço KBB.

O que é o Preço KBB?

O Preço KBB é um valor semelhante ao definido pela Tabela FIPE, mas que leva em conta mais variantes. Não apenas o ano, marca e modelo, mas também equipamentos, quilometragem, cor e estado de conservação. 

O Indicador de preço KBB é uma excelente ferramenta, mas na versão brasileira, não abrange carros anteriores a 1996.

Como é calculado o Preço KBB?

Com base no preço sugerido pelas fabricantes + preço dos revendedores + condições de mercado, a equipe de analistas da KBB gera o valor correto que você pode esperar pagar ou receber por um carro novo ou usado em sua região. Inclusive levando em conta os impostos estaduais e federais.

A Faixa de Preço KBB é representada na imagem pela cor verde, ela mostra o valor ideal a ser pago no veículo consultado.

Se o indicador estiver na faixa branca ou vermelha, significa que o preço daquele veículo está muito abaixo ou muito acima dos valores praticados no mercado.

Isso é um alerta, sempre desconfie de quem faz esse tipo de oferta. Antes de prosseguir com as negociações, é absolutamente essencial conhecer o histórico e a situação legal do veículo que você pretende comprar. 

Fique esperto!

Para não ser passado para trás, o Consultar Placa é o seu melhor amigo. 

O Consultar Placa leva a você o maior número de informações, para que você tenha segurança na compra do seu próximo carro. Pagando um preço justo, você evita dor de cabeça e prejuízo no futuro.

Faça seu comentário