As multas de trânsito podem ser um grande aborrecimento, além de representarem gastos desnecessários. Para te ajudar, trouxemos dicas para evitar multas de trânsito e problemas derivados delas. Então, venha conosco aprender como proteger sua carteira e seu bolso, e dirigir com segurança!

1. Conheça as leis de trânsito

É claro que a melhor maneira de evitar multas de trânsito é cumprir a legislação, ou seja, não cometer infrações. Entretanto, se você não conhece a fundo as leis de trânsito, pode ser pego desprevenido em alguma situação.

Por isso, estar por dentro das leis vigentes é o primeiro e um ótimo passo para evitar multas. Estude a legislação aplicável em sua região, conheça os limites de velocidade das vias, os padrões de sinalização e estacionamento, e demais normas que podem render infrações se descumpridas. 

2. Ande dentro dos limites de velocidade

O excesso de velocidade é uma das principais causas de multas de trânsito. Portanto, não dá para descuidar! Cada via tem seu limite de velocidade definido a partir das suas especificidades – tráfego, segurança, vizinhanças. E você sempre encontrará placas informando esta determinação.

Mantenha-se atento à sinalização e respeite as velocidades estabelecidas, o ideal é evitar tanto andar abaixo quanto acima delas. Seja responsável não somente para evitar multas de trânsito, mas acidentes de diferentes naturezas e gravidades.

3. Resista à tentação de usar o celular

O celular é parte indispensável do nosso dia a dia, está sempre com a gente e nos acompanha em diversas tarefas, do trabalho ao lazer. No entanto, celular e volante não combinam, essa é uma infração grave e também muito perigosa.

Por isso, não use o celular ao dirigir, nem para atender uma ligação rápida, responder uma mensagem ou apenas tirar uma notificação de vista. Se for difícil resistir, algumas dicas são parar o carro para fazer isso, manter o celular fora de vista e de alcance, ou desativar as notificações e sons dele enquanto você estiver na direção.

4. Crie uma rotina ao entrar no carro

Há uma série de coisas que precisam ser feitas antes de você sair dirigindo: ajustar os bancos e retrovisores, colocar o cinto, acender os faróis… Esquecer um desses dois últimos passos pode lhe render uma multa, portanto, não deixe se levar pela pressa ou o piloto automático. Mentalize essas demandas essenciais e se lembre de cumpri-las até se tornarem um hábito!

5. Dirija atento à sinalização

Dirigir é uma atividade de atenção plena, pois qualquer distração representa um risco para sua vida e de outras pessoas. Com isso em mente, uma dica básica mas indispensável para evitar multas de trânsito é estar sempre atento às sinalizações.

Os semáforos, as faixas e sinais pintados na pista, as placas… tudo isso está ali para te ajudar a dirigir dentro das indicações legais e garantir que todos os motoristas falem a mesma língua.

Ao dirigir com atenção, portanto, você poderá facilmente evitar multas de trânsito devido a avanços de sinal, excesso de velocidade, manobras indevidas, estacionamento em áreas proibidas, tráfego em vias exclusivas e muito mais!  

6. Mantenha sua documentação e a do veículo em dia

Quando a gente pensa em multa, quase sempre pensa nos radares espalhados pelas avenidas e rodovias. Mas, na verdade, é possível levar multas em blitz e, nesse caso, as dicas anteriores não irão te salvar.

Se você não tiver sua CNH e o licenciamento do veículo em mãos, você poderá não só levar uma multa que não pode ser recorrida, mas também ter seu veículo apreendido e a carteira suspensa. E o mesmo vale para documentações fora do prazo de validade.

Leia também: 4 formas de consultar o documento do veículo e saber que ele está em dia

7. Faça a manutenção do veículo regularmente

Outra causa de multas durante possíveis fiscalizações é a condição física do veículo. Os itens de segurança, como freios, pneus, luzes, extintor, placas e limpadores de pára-brisa, precisam estar funcionando perfeitamente e dentro dos padrões da lei. 

Então, não deixe de realizar as revisões periódicas previstas pelo fabricante e manter todos os componentes do veículo em conformidade com as exigências legais e recomendações de segurança.

Ao seguir essas dicas, você estará no caminho certo para evitar multas de trânsito e dirigir com mais segurança. E se por acaso não der para escapar e você levar uma multa, vale a pena conferir esses outros conteúdos:

Não custa também lembrar: se beber, não dirija. Além de ser uma das infrações mais perigosas, é uma das multas mais caras no Brasil. Portanto, proteja seu bolso, sua carteira e sua vida!

Faça seu comentário