Já ouviu falar no CSV, o Certificado de Segurança Veicular? Ele é um documento que pode ser necessário em alguns casos específicos. E é um registro que vale ficar de olho na hora de comprar um veículo. Então, venha com a gente entender tudo sobre o assunto!

O que é CSV do veículo?

CSV é o Certificado de Segurança Veicular e, como o nome sugere, ele serve para atestar se um veículo é seguro para circular.

As autoridades de trânsito exigem o CSV em diferentes casos, mas todos relacionados a alguma modificação na configuração de fábrica do automóvel. Em outras palavras, ele é um registro e validação legal das alterações feitas em um veículo, como:

  • Alteração para acessibilidade para portadores de necessidade especiais;
  • Blindagem;
  • Alteração da potência / cilindrada do veículo;
  • Modificação da cor do veículo;
  • Alteração da capacidade de passageiros;
  • Alteração de combustível (GNV);
  • Inclusão de uma cabine suplementar;
  • Adaptação para porte de cargas/produtos perigosos;
  • Modificação da estrutura do veículo para permitir venda de produtos, como alimentos (food trucks);
  • Rebaixamento;
  • Reparo de danos estruturais por conta de um sinistro.

Todas as modificações permitidas estão descritas na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) 292/2008. Nela também é possível encontrar os procedimentos para seguir os requisitos de segurança. 

O CSV, em si, é emitido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Nos casos de recuperação de sinistro, o proprietário também deve providenciar uma inspeção veicular para liberar a circulação do veículo.

E, após a obtenção do CSV, um novo CRV (Certificado de Registro do Veículo) é emitido, contendo a modificação registrada.

Por quanto tempo vale o CSV?

O Certificado de Segurança Veicular possui um prazo de validade de um ano. Portanto, anualmente é preciso renovar a inspeção e o documento, e obter um novo registro na documentação do veículo.

Por que é importante manter o CSV atualizado?

Primeiro, porque o CSV é obrigatório e necessário para garantir um registro e circulação legal do veículo perante às autoridades. Ou seja, ele comprova que seu carro está em dia com a legislação e com as modificações permitidas. 

No caso de modificações não registradas e falta de CSV, os proprietários podem ter seus veículos retidos, multados e sofrer o bloqueio dos documentos e de circulação.

Além disso, o CSV atesta a segurança do veículo para o condutor e o trânsito como um todo. E, ainda, valoriza o automóvel na hora da venda, pois demonstra responsabilidade e confiança por parte do proprietário.

Como obter o Certificado de Segurança Veicular?

Como já falamos, é o Inmetro que emite o CSV. Para obtê-lo, portanto, é necessário ter em mãos seus documentos e os documentos do veículo. 

Então, você deve buscar um órgão de vistoria credenciado junto ao DENATRAN ou DETRAN e marcar uma inspeção de segurança. Nela, um vistoriador especializado irá analisar os itens alterados ou reparados.

Caso o veículo esteja de acordo com a Lei e seja aprovado, o CSV será emitido e encaminhado ao DETRAN.

Assim, o DETRAN irá atualizar o documento do veículo com os dados do CSV e o carro poderá circular sem restrições ou irregularidades.

Caso tenha o veículo reprovado, o motorista terá 30 dias para realizar as alterações necessárias e submetê-lo a uma nova inspeção sem custo adicional. 

Onde fica registrada a numeração do CSV?

A numeração do laudo CSV, fica registrada no campo “Observação” do documento do veículo (CRLV).

Quanto custa o Certificado de Segurança Veicular?

O custo para obter o CSV varia conforme o tipo de alteração feita no veículo. Se você pretende, por exemplo, rebaixar seu carro, seus gastos para fazer e regularizar essa modificação serão de, em média, R$ 2.000. Já no caso da instalação do Gás Natural Veicular, você poderá desembolsar até R$ 4.000. 

Apesar de ser um investimento relativamente alto, prosseguir com a alteração sem a regularização não é uma opção vantajosa. Afinal, em caso de uma fiscalização e flagrante, o prejuízo financeiro e material pode ser ainda maior.

Resumindo: o CSV é importantíssimo e indispensável. Sendo assim, você já sabe que, se fizer alguma modificação no seu veículo, terá que providenciar esse documento. E, também, que na hora de comprar um carro usado, vale verificar esse detalhe na documentação ou histórico do veículo.

Caso queira checar essa e outras informações para garantir uma compra segura, aposte em uma consulta de placa. Assim, você fica bem informado, negocia melhor, foge de golpes… tudo de forma rápida e simples! Quer saber mais sobre essa possibilidade? Então, conheça o serviço do Consultar Placa ⬇️

Faça seu comentário