Na hora de comprar um carro, vários pontos devem ser levados em consideração. Pode parecer bobeira, mas a cor do veículo também deve ser analisada muito bem antes de fazer sua escolha. É um detalhe muito pessoal que vai depender do gosto do motorista, mas alguns fatos não mudam e eles podem te ajudar a eleger qual veículo mais condiz com suas necessidades e desejos.

Vamos te mostrar qual é a cor de carro mais vendida e também quais as outras colorações que ficam logo atrás. Qual é a sua aposta? É só continuar a leitura para descobrir!

Cores favoritas

Ao andar pelas ruas podemos ter algumas pistas de quais são as cores de carros mais vendidas, não é mesmo? Basta um pouco de atenção para perceber que os tons neutros são os favoritos. Mas você sabe exatamente qual a cor de carro mais requisitada pelos brasileiros?

De acordo com uma pesquisa feita pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em 2019 a cor branca foi a preferência, correspondendo a 43% de todos os carros vendidos no país.

Renault

Confira abaixo a lista completa com suas respectivas porcentagens:

  1. Branco – 43%
  2. Prata – 22%
  3. Cinza – 13%
  4. Preta – 12%
  5. Vermelha – 6%
  6. Outras cores – 4%

Esse cenário mudou bastante no Brasil nos últimos anos. O carro branco já sofreu alguns preconceitos no passado porque era bastante associado aos táxis e isso acabava influenciando no valor da revenda. 

As montadoras passaram a criar estratégias de marketing poderosas para promover a cor branca e hoje ela é comumente associada a algo elegante, chique e de valor. Em um passado não muito distante, os carros brancos eram até mais baratos, mas isso não é mais uma realidade, graças à alta demanda pela cor.

Veja abaixo o gráfico que compara os anos de 2010 e de 2019:

Anfavea

Prata: versatilidade e charme

A cor que representa a segunda fatia do gráfico também agrada muitos motoristas. Ela é discreta, mas tem um toque de brilho que valoriza qualquer automóvel. O prata e o branco costumam disputar a primeira posição em alguns estados, de tanto que essa cor é popular.

Quem tem carro prata costuma gostar bastante, já que a sujeira e os riscos aparecem menos. A cor perde alguns pontinhos no quesito preço – as montadoras costumam cobrar mais caro por carros pratas.

Cinza: o meio termo

O cinza aparece como um meio termo entre essas cores citadas. Não se encantou pelo branco nem pelo prata? Talvez seja a hora de dar uma chance ao cinza. Ele é neutro, discreto e também muito moderno.

Preto: sinônimo de luxo

A cor preta também vem sofrendo um declínio, embora ela seja uma das mais impactantes, justamente por representar o poder. Apesar disso, os carros pretos costumam ser mais quentes e mostram mais as marcas de riscos e sujeiras por conta do contraste, o que acontece menos com os carros brancos e pratas.

Vermelho: modernidade e personalidade

Volkswagen

De todas as cores mais vibrantes, o vermelho é o mais vendido, mas ainda representa uma parcela mínima. O vermelho é ideal para quem gosta de chamar mais atenção e pode até virar uma marca registrada do motorista. Quando você estiver chegando a algum lugar, todo mundo vai saber que é você, uma vez que não existem muitos carros vermelhos. 

Brincadeiras à parte, a maior vantagem do vermelho é o seu preço: seguindo a lei da oferta e da procura, o vermelho acaba não tendo muita demanda, então o valor desses veículos costuma ser mais baixo. Em contrapartida, o motorista pode encontrar dificuldades na hora de revender, já que a maioria vai preferir as tonalidades mais neutras.

Com as outras cores, como é o caso do amarelo, azul e verde, a tendência é a mesma do vermelho – carros cheios de personalidade, com um preço mais em conta mas que são difíceis de passar para a frente. Coloque tudo isso na balança para chegar à conclusão de qual cor vai escolher para o seu carro.

Como você pode ver, algumas cores de carro são mais valorizadas que outras. É cada vez mais comum golpeadores mudarem a cor do carro para que a venda seja mais fácil, mas tem como escapar dessa fraude! No site do Consultar Placa, você informa a placa do veículo em questão, seu e-mail e dentro de instantes você receberá um relatório com as principais informações do veículo – incluindo sua cor original. É fácil, rápido e vai te livrar de muitas ciladas!

Quando falamos de golpes, todo cuidado é pouco, já que existem muitos e os golpeadores estão cada dia mais espertos. Conheça os 7 golpes mais comuns na hora de comprar um carro seminovo ou usado.

Faça seu comentário