Com o atual cenário incerto, acaba ficando difícil tomar a decisão de comprar um carro. São muitas variáveis envolvidas nisso, então é preciso analisar muito bem a situação antes de fechar qualquer negócio.

Pensando em tudo isso, preparamos um conteúdo que vai te ajudar a ter mais clareza sobre essa questão e que pode guiar sua decisão. Mas, lembre-se: comprar ou não comprar um carro é uma escolha individual e muito pessoal, ok?

Selecionamos questões que envolvem tempo, dinheiro e estilo de vida para te mostrar que comprar um carro não é a mesma coisa que comprar uma bicicleta. Ficou curioso para entender do que estamos falando? Então continue a leitura!

Orçamento confortável

Pode parecer meio óbvio, mas a primeira coisa que você deve analisar na hora de tomar a decisão de comprar um carro é no seu orçamento. E isso não envolve somente um valor do carro propriamente dito, já que ter um carro implica em gastos com manutenção, combustível, multas e tantos outros adicionais.

Comprar um carro pode te trazer muito conforto e praticidade, mas o seu orçamento deve estar de acordo com essa realidade. Se for para passar perrengue, é melhor adiar um pouco esse sonho.

Viabilidade de aplicativos de transporte

Ter carro ou andar de Uber? Temos certeza que essa pergunta já passou pela sua cabeça ao menos uma vez na vida. E a resposta é depende. Ter um carro sempre à sua disposição proporciona muito conforto, mas se você não está disposto a arcar com os custos que isso implica, optar por aplicativos de transporte pode ser uma ótima ideia.

É claro que tudo vai depender da sua rotina, se você precisa fazer muitas viagens e se as distâncias que você precisa percorrer são muito longas. Não tem jeito, para tomar essa decisão é preciso fazer muitos cálculos e analisar todos os cenários.

Transporte público na sua região

Muitas pessoas optam por ter um carro por conta da escassez ou da qualidade do transporte público na região. 

Em alguns países, não há necessidade de ter carro porque o transporte público funciona muito bem, é confortável e cobre vários horários. Infelizmente, essa não é a realidade de todas as cidades no Brasil, o que acaba sendo um problema.

Nesses casos, pensando em comodidade, é comum que as pessoas acabem optando por comprar um carro, mas esse não é o único ponto que deve ser analisado, já que essa decisão é complexa e envolve inúmeros fatores.

Rotina de trabalho e/ou estudos

Se a sua rotina de trabalhos e estudos for muito intensa e conturbada, comprar um carro pode ser uma boa opção se você não quer depender de aplicativos de transporte ou do transporte público.

Mas é sempre bom lembrar que ter um carro, na maioria das vezes, também significa ter que dirigir. Se você mora em grandes centros, as questões do trânsito e das longas distâncias devem ser consideradas.

Estacionamento

Esse é um dos pontos mais negligenciados na hora que a pessoa decide comprar um carro. Onde ele vai ficar guardado? Na sua casa ou apartamento tem garagem? E no trabalho, tem estacionamento? Esse estacionamento precisa ser pago? Tem vaga na rua? Enfim, são muitas perguntas e todas elas devem ser respondidas com atenção.

Imagina você ter que lidar com todos os gastos de um carro e ainda precisar pagar a mensalidade de um estacionamento? Se isso for comprometer o seu orçamento, é melhor repensar.

Pessoas que dependem do carro

Se você não é a única pessoa que depende dos confortos de um carro, ter um automóvel pode valer a pena. Para pessoas que precisam transportar bebês, crianças e idosos, outras alternativas de transporte são praticamente inviáveis.

Para crianças que precisam usar a cadeirinha, por exemplo, pode ser um pouco complicado contar com carros de aplicativo, ônibus, trem, metrô… A segurança deve ser a prioridade.

Em resumo, para responder a pergunta do título desse post, devem ser analisadas vários fatores, mas principalmente o seu orçamento recorrente disponível, seu estilo de vida e suas prioridades. Não é uma decisão fácil, mas ela precisa ser calculada com muito cuidado.

Se você está pensando em comprar um carro usado, lembre-se de consultar a placa do automóvel antes de fechar negócio. Isso pode te livrar de muitas dores de cabeça, sabia?

No site do Consultar Placa você tem acesso a várias informações valiosas sobre a situação veículo. Funciona assim: você informa a placa do carro, seu e-mail, e dentro de instantes chegará na sua caixa de entrada um relatório com dados fundamentais do automóvel em questão.

Ainda não está convencido de que é importante consultar a placa de um veículo antes de efetuar a compra? Então dá uma olhada nesses 7 motivos que vão te convencer a checar esses dados.

Faça seu comentário