Se você tem ou já teve um veículo, sabe que a revisão é uma das responsabilidades que vêm junto com este bem. Ela é o procedimento que garante a sua segurança e a conservação do seu automóvel e este último fator é crucial na hora de fazer vender ou utilizá-lo como moeda de troca em um negócio.

Ou seja, a revisão veicular precisa ser feita periodicamente por diversos motivos relevantes. Mas como saber se seu carro precisa de revisão? Como esse processo funciona? Como, quando e onde fazer? Todas essas dúvidas e outras mais você soluciona continuando a leitura!

O que, afinal, é a revisão?

A revisão é um check-up geral do veículo que possui dois propósitos principais: prevenir falhas e desgastes e corrigir possíveis problemas ou demandas de manutenção que já existam e sejam identificadas nesse processo.

Isso quer dizer que durante a revisão, são realizados testes e verificações de todos os componentes do automóvel para garantir que tudo esteja funcionando como deve e, caso algum item esteja danificado, desregulado ou quebrado, são realizados os reparos necessários para que o carro retorne ao seu melhor estado estético e funcional.

Tipos de revisão

É possível realizar diferentes tipos de revisão no seu veículo, dependendo do motivo que levou a essa análise:

  • Corretiva: a revisão corretiva acontece quando um defeito já foi identificado no veículo e o objetivo principal é corrigi-lo, por exemplo quando o carro está desalinhado ou alguma lâmpada do farol queima.
  • Preventiva: aqui, estamos falando daquelas revisões previstas pelo fabricante e também que partem de um proprietário ou proprietária que colocam a conservação do veículo em primeiro lugar e preferem se antecipar aos possíveis danos e problemas.
  • Preditiva: neste caso, a revisão também geralmente parte do proprietário e envolve um planejamento preventivo com relação ao veículo. Ela acontece quando, a partir de um diagnóstico prévio, é possível adiantar ou adiar algumas manutenções previstas, levando em conta o estado real dos componentes do automóvel. 

Itens que devem ser revisados

A revisão pode ser feita de forma segmentada, analisando grupos específicos do carro, como a parte elétrica, por exemplo. Porém, pensando em uma revisão completa, os itens que devem ser revisados são:

  • ar-condicionado;
  • bateria;
  • câmbio;
  • embreagem;
  • filtro de ar;
  • filtro de combustível;
  • freios;
  • iluminação (faróis e lanternas);
  • motor;
  • pneus;
  • radiador;
  • sistema de arrefecimento;
  • sistema elétrico em geral (fiação, arranque, fusíveis…);
  • suspensão;
  • velas.

Por que é tão importante manter a revisão em dia?

A revisão é uma medida de segurança para você, todas as pessoas que circulam com o veículo e também para o trânsito no geral, pois uma falha ou defeito pode vir a causar acidentes. Além disso, a manutenção frequente aumenta o tempo de vida do veículo, trazendo mais custo-benefício para esse seu investimento.

E, como se isso já não bastasse, um carro com as revisões em dia é sinônimo de um carro bem cuidado e, portanto, possui um valor melhor de mercado.

Qualquer pessoa que esteja procurando um veículo para comprar vai preferir um carro que sempre foi revisado e está no melhor estado de conservação possível. Então, a revisão também significa economia e ganho de dinheiro futuro.

Quando levar o carro à revisão?

A revisão costuma ser feita na concessionária em que o veículo foi adquirido ou fabricado e para saber quando realizar essa análise, existem três caminhos: ao notar algum problema ou comportamento estranho de algum item do automóvel; antes de realizar uma viagem, para garantir sua segurança e prevenir imprevistos; e a partir do calendário de revisões previstas pelo fabricante, contidas no manual do veículo.

No caso de veículos usados ou que não são utilizados diariamente, além da revisão corretiva e em caso de viagem, indica-se uma revisão anual, afinal, mesmo que o veículo rode pouco ou esteja funcionando bem, é importante ter a garantia de que está tudo certo e evitar uma surpresa desagradável.

5 sinais de que seu veículo precisa de uma revisão

Para não te deixar no escuro quando falamos de revisão corretiva, listamos os sinais mais comuns que o seu automóvel pode te dar quando estiver precisando de uma revisão:

1. Ruídos durante a frenagem: costuma ser fácil notar algum barulho fora do comum durante a direção, mas o ruído das pastilhas de freios é o campeão de manutenção e serve como um alerta e tanto de que seu carro precisa de um check-up.

2. Direção puxando para um dos lados: se reparar que, ao dirigir em uma via reta, o seu carro estiver “puxando” mais para a direita ou para a esquerda é sinal de desalinhamento, problema causado por diversos motivos, mas que precisa ser rapidamente solucionado.

3. Luzes acendendo no painel: o painel é o tradutor do carro e isso não é diferente com relação à revisão, principalmente em veículos com computador de bordo; em geral, se houver algo de errado com algum item, haverá um aviso luminoso novo no painel.

4. Mau cheiro do ar-condicionado: o filtro do ar-condicionado precisa ser trocado periodicamente e o mau-cheiro serve de sinal para você revisar este e todos os outros itens do seu carro;

5. Aquecimento frequente do motor: se o seu motor estiver aquecendo rapidamente ou mesmo durante um dia frio, o melhor é procurar uma concessionária ou oficina e fazer uma revisão.

Agora, é só ficar de olho no seu veículo e não adiar as revisões preventivas, combinado? E por falar em revisão, outro assunto que tem a ver com a segurança e valorização do seu automóvel é o recall. Já ouviu falar? Não? Então confira o que é recall e tudo o que você precisa saber sobre isso!

Além disso, na hora de comprar ou vender um veículo, conte com a gente. Ao consultar a placa de um veículo você fica bem informado e faz o melhor negócio possível! Quer saber mais?

Faça seu comentário