Se você está com algum veículo em vista para comprar, é essencial obter algumas informações importantes antes de fechar negócio, principalmente referente aos documentos de transferência do veículo.

Já ouviu falar em DUT? E em DUT em branco? Saiba o que isso significa e como essa informação pode mudar a sua decisão:

O que é DUT?

Reprodução: DETRAN PR

O DUT é um antigo documento utilizado para transferência de veículos. Sua sigla quer dizer: Documento Único de Transferência. Ele foi substituído após o surgimento do sistema RENAVAN e, então, o documento utilizado para transferências passou a ser o Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Porém, ainda é muito comum nas negociações de compra e venda de veículos se escutar o termo DUT. Sobretudo quando surge a dúvida se o DUT está em dia, o que se refere ao CRV estar atualizado ou não.

Entre as demais questões referentes à transferência dos veículos, um termo que pode gerar preocupação, é o DUT em branco. Saiba o que significa e fique atento caso você ouça o termo durante uma negociação:

DUT em branco: o que é e significa?

O termo DUT em branco significa que a transferência do veículo foi feita de maneira ilegal. Ou seja, o Detran não recebeu a informação do novo proprietário e o documento permanece no nome do antigo dono.

Assim, o DUT em branco quer dizer que o documento não está atualizado e que a última transferência do veículo não foi comprovada. Muitos problemas podem surgir quando uma negociação é feita nessas condições.

Por isso, se ouvir este termo, fuja da negociação, pois você estará circulando com um veículo irregular.

Por que as pessoas fazem isso?

Normalmente as pessoas fazem e aceitam este tipo de negociação com DUT em branco devido a pendências do veículo ou até mesmo para evitar a declaração do bem na Receita Federal.

Para efetivar a transferência do veículo, por exemplo, é necessário que todas as pendências estejam quitadas. É por isso que alguns proprietários, querendo repassar o veículo sem regularizar seus débitos, optam pelo DUT em branco.

Em outros casos, o vendedor chega até a abaixar o valor do veículo para incentivar o novo comprador a aceitar este tipo de negociação. E também acontecem golpes em que o vendedor sugere o DUT em branco, prometendo que irá bancar a nova documentação, porém isso fica só na promessa e o novo proprietário acaba no prejuízo. 

Fique atento uma proposta deste tipo, pois, além de ilegal, o DUT em branco representa uma irregularidade fiscal grave que pode gerar sérias consequências.

Consequências geradas pelo DUT em branco

Muitos acreditam que realizar uma transferência nessas condições não resulta em problemas, mas não é bem assim. Dentre as consequências de optar pelo DUT em branco, podemos listar:

  1. Multa grave: a transação com DUT em branco é passível de multa grave ao proprietário, aquele em que consta o registro do veículo nos dados do Detran.
  2. Multas e impostos para o antigo proprietário: sem a transferência regularizada no Detran, o antigo proprietário recebe todas as multas e impostos do veículo em seu nome, correndo o risco de ter que arcar com as dívidas.
  3. O veículo não é oficialmente do novo proprietário: mesmo que o comprador tenha pago o valor integral do veículo, ele continua sendo oficialmente do antigo proprietário, visto que a transferência não foi realizada de forma regular.
  4. Irregularidades fiscais graves: tentar burlar a fiscalização tributária pode acarretar em processos de responsabilidade fiscal e prejudicar tanto o vendedor quanto o comprador do veículo.

Realize a transferência de maneira legal

Evite constrangimentos e opte pela transferência de forma regular, garantindo a documentação correta do veículo. 

Com a mudança para o CRLV digital, muitos processos podem ser realizados de forma online e também armazenados em formato digital, tornando, portanto, tudo mais fácil e seguro.

Além disso, confira sempre as informações do veículo antes de decidir pela compra. Garanta que os documentos estejam em dia e faça uma consulta de placa para obter o máximo de informações para uma negociação segura:

Faça seu comentário