A epidemia de Coronavírus (COVID-19) atingiu o planeta como uma bomba. Desde então, doenças respiratórias tem nos preocupado mais do que nunca. 

Já virou hábito sair de casa de máscara e higienizar as mãos sempre que possível, lavar compras e tudo o que vem da rua, tomar banho assim que se chega em casa e tantas outras medidas que estamos cansados de saber.

Mas, o que você tem feito para evitar que seu carro, vire um vetor de doenças respiratórias para você e sua família?

Com dicas simples e usando produtos que você, com certeza, tem em casa. Vou te ensinar, como manter seu carro a salvo do Coronavírus e outras doenças respiratórias.

Quando foi a última vez que você limpou o filtro do ar?

Mesmo com as janelas abertas, como recomendado, não devemos descuidar do filtro do ar condicionado. Se estiver muito frio ou muito calor, use o ar no modo aberto.

O filtro do ar condicionado retém impurezas, e embora os vírus sejam organismos muito pequenos, é sempre uma proteção extra.

Se o filtro do ar estiver sujo, ele não irá trabalhar corretamente e além de doenças respiratórias virais, pode desencadear processos alérgicos que irão diminuir sua imunidade e deixa-lo mais suscetível a contaminação.

Se estiver em companhia de outras pessoas, ou for motorista de aplicativo, recomenda-se que mantenha os vidros abertos e nunca abra mão da máscara de proteção facial.

Mãos limpas

Nossas mãos, são um dos principais meios de transporte de doenças infecciosas. Afinal, é muito difícil não encostar em nada.

Mesmo nos contendo, é impossível não apertar botões de elevador, carregar sacolas, abrir portas… Inclusive, a porta do carro.

Ao entrar no veículo, antes de tocar em qualquer coisa, higienize suas mãos com álcool 70º. Qualquer alcool com volumagem menor (60º, 45º etc…) é ineficiente.

Solicite que qualquer pessoa que estiver com você faça o mesmo. Limpar as mãos é uma das principais formas de evitar o Coronavírus.

Superfícies internas limpas

Ok, você limpou suas mãos, mas se seu carro é compartilhado, se você esqueceu de higienizar as mãos logo que entrou no carro, não importa. Devemos sempre manter as superfícies de maior contato limpas. 

Volante, telas de navegação, botões, alavanca do freio de mão, manopla da marcha e maçanetas internas e externas devem ser higienizados com frequência. 

Evite o uso de álcool e acetonas nas partes plásticas. Elas podem se desidratar ou acabar ficando esbranquiçadas ou manchadas em contato com esse tipo de produto.

Cuidado onde coloca suas compras!

Não adianta nada dar banho no pacotinho de batata palha, se você coloca as compras do supermercado no banco de trás. 

Mesmo que você ande sozinho sempre e não costume dar caronas, nunca se sabe quando será necessário transportar mais pessoas.

Sem falar que, com as janelas fechadas e o ar ligado, você pode estar dando ao Coronavírus o que ele mais quer. A oportunidade de infectar você e sua família, da maneira mais rápida possível, em um ambiente fechado e isolado.

Coloque sacolas, e tudo mais que estiver possivelmente contaminado, no porta malas. 

Após retirar tudo e higienizar corretamente, limpe também o seu porta malas. Borrifando o sanitizante da sua escolha e passando um pano limpo e úmido. 

Não se esqueça dos bancos

Os bancos devem ser higienizados periodicamente, o recomendado em situações normais é que a limpeza seja feita por profissionais e ocorra a cada 6 meses.

Entretanto, em situações como a atual pandemia de Covid-19, não podemos nos dar o luxo de esperar tanto. O ideal é limpar os bancos e lavar os tapetes sempre que possível.

Para limpar os bancos, borrife uma solução sanitizante escolhida e passe um pano úmido e limpo sobre eles.

Se você tiver um aspirador de pó, aproveite e aplique nos bancos, carpetes e reentrâncias.

Como limpar corretamente e manter seu carro livre do Coronavírus

Você pode usar um borrifador com álcool 70º e um pano limpo para executar a limpeza.

Borrife o produto sobre a área a ser limpa e friccione o pano sobre o produto. 

Outros produtos também podem substituir o álcool, como os desinfetantes comuns, soluções com amônia ou hipoclorito de sódio (água sanitária) funcionam perfeitamente. Apenas fique atento as proporções e tome cuidado para não manchar os bancos.

Se você não tiver um borrifador, pode usar um pano umedecido com a solução escolhida.

Um borrifador, também costuma ser barato e você pode encontrar facilmente em lojas de R$ 1,99, utilidades para o lar e até mesmo em alguns supermercados. Ele também será “uma mão na roda” na hora de higienizar suas compras.

Há 2 maneiras de matar um vírus (fora do corpo). A mais comum é usar soluções químicas que destroem a parede do vírus.

A segunda forma, que costumamos negligenciar, é o atrito. Médicos e cientistas estão cansados de falar, “Não basta apenas passar sabão nas mãos, tem que esfregar!”.

E é por isso que, passar o pano após a aplicação do produto é tão importante. O atrito em conjunto com o sanitizante não deixarão nenhuma brecha para que o vírus sobreviva.

Soluções indicadas para a limpeza do interior de carros

Você pode ter dificuldade em encontrar álcool 70º, então, selecionei algumas receitas com as proporções corretas de soluções sanitizantes para que seu carro fique sempre limpo e livre do Coronavírus.

Os desinfetantes de uso comum, costumam ter em sua embalagem a proporção correta para diluir na água. Ela varia de acordo com a marca.

Avisos importantes! 

Pode parecer tentador, mas tome muito cuidado ao misturar produtos químicos, mesmo os de uso doméstico. Ao tentar criar uma super mistura você pode acabar com queimaduras, alergias, intoxicação por gases e outras tantas coisas horríveis.

Se possível, use luvas ao manuseá-los pois podem desencadear reações alérgicas.

Nunca misture água sanitária com nada! O Hipoclorito de Sódio é um produto comum em todas as casas, mas misturado com outros produtos pode causar desdes queimaduras na pele a intoxicação por gases tóxicos.

Se você ficou curioso, encontrei este artigo com 5 Misturas de Produtos de Limpeza que Você NUNCA Deve Fazer.

Água Sanitária diluída 

Começando pelo Hipoclorito de Sódio (NaClO), vulgo Água Sanitária. 

Em contato com a luz a água sanitária oxida e perde grande parte de seu poder germicida, portanto, a mistura deve ser feita apenas no momento em que for ser usada.

Você vai precisar de:

1 Balde ou borrifador e funil;

Água Sanitária de uso geral Água 

No recipiente escolhido, coloque: 1 medida de água sanitária para 3 medidas de água. Tampe bem e agite para que misture. 

Essa solução não é indicada para superfícies metálicas.

Multiuso de Amônia

A amônia é facilmente encontrada em supermercados, na sessão de limpeza, e está presente nos mais diversos produtos.

Deve ser manuseada com luvas, e se possível óculos de proteção. A amônia, em seu estado mais puro, libera gases que podem queimar tanto a pele quanto os olhos.

Essa solução é muito boa para dar brilho em metais, alumínio, inox, joias… Mas é indicada para limpeza geral.

Nunca use esta solução nos vidros do seu carro! Ela é recomendada apenas para a limpeza de seu interior.

Você vai precisar de:

1 Funil

1 Par de luvas

1 Óculos de proteção (pode ser aqueles de natação se você tiver)

1 Borrifador

100 ml de amônia

Detergente de lavar louça

Água

  1. Em um local ventilado, com a ajuda de um funil, encha ⅔ de um borrifador com água.
  2. Acrescente a amônia até completar o restante do vidro. Despeje sempre a amônia na água, e não o contrário.
  3. Coloque um pouquinho de detergente de lavar louça. A quantidade que você colocaria em uma bucha para lavar a louça.
  4. Feche bem e agite suavemente.

Sabão Neutro

Caso não tenha acesso a estes produtos, ou seja sensível a cheiros, você também pode fazer uma solução com Detergente para Louças Neutro. 

Pode ser sabonete, ou outro tipo de sabão que você tiver em casa, mas é importante que seja neutro.

Cada marca tem uma concentração diferente, então você vai precisar ir testando.

Em um recipiente, aos poucos, vá misturando o detergente à água. Quando começar a espumar de leve, pare. É importante que não tenha espuma.

Aplique com um borrifador e um pano úmido, ou apenas molhe o pano na solução e esfregue os bancos e superfícies do seu carro.

Não se esqueça das chaves

Pequenas coisas, às vezes, acabam passando batidas, não se esqueça de ao chegar em casa higienizar suas chaves.

Fique por dentro!

Se gostou deste artigo, comente e mande para seus amigos. 

Acompanhe o Blog para mais artigos interessantes e lembre-se, o melhor jeito de saber a procedência de um veículo, é consultando sua placa pelo Consultar Placa.

O Consultar Placa leva a você o maior número de informações, para que você tenha segurança na compra do seu próximo carro. Pagando um preço justo, você evita dor de cabeça e prejuízo no futuro.

Faça seu comentário