Os aplicativos de transporte viraram uma febre no Brasil nos últimos anos, tanto para quem quer conseguir uma renda extra como para quem precisa se locomover com um custo-benefício melhor.

Você sabia que não é qualquer carro que pode ser cadastrado nos aplicativos de transporte? As empresas têm uma série de requisitos que devem ser obedecidos pensando na segurança e conforto dos motoristas e passageiros.

Nesse texto, selecionamos os aplicativos mais conhecidos e explicamos exatamente quais são os carros aceitos por eles. Confira!

Uber

A Uber é a primeira empresa que nos vem à cabeça quando o assunto são carros de aplicativo. Ela foi fundada nos Estados Unidos em 2009 e chegou ao Brasil em 2014. De lá para cá, seu crescimento foi impressionante: a plataforma já conta com cerca de 1 milhão de motoristas e pelo menos 78% dos usuários de smartphone no país já utilizaram o app alguma vez.

Fizemos um compilado dos requisitos para começar a dirigir com o aplicativo, vem ver:

Principais requisitos

No caso da Uber, existem algumas categorias para motoristas. No caso do Uber X, que é o mais comum, os carros precisam ser de ano/modelo 2011 ou superior, ter 4 portas, ar-condicionado e 5 lugares.

O Uber Comfort, que é o antigo Uber Select, é uma categoria de carros mais confortáveis e com recursos personalizados para os passageiros. Os carros precisam ser de ano/modelo com até 5, 7 ou 8 anos de fabricação. Tudo vai depender do modelo do carro e da cidade escolhida para rodar. Você pode conferir todas essas informações direto no site da Uber.

A categoria de luxo da Uber, que é o Uber Black, tem requisitos ainda mais exigentes. Os carros precisam ter 4 portas, 5 lugares, ar condicionado e bancos de couro. Além disso, são aceitos apenas veículos Sedan ou SUV na cor preta.

99

A 99 foi fundada em 2012 e hoje já conecta 18 milhões de passageiros a 600 mil motoristas. A operação já está disponível em mais de mil cidades e a empresa vem revolucionando a forma como as pessoas usam o transporte.

Está pensando em ser motorista da 99? Dá uma olhada nos requisitos:

Principais requisitos

Se você quiser ser motorista do 99, o veículo precisa estar com os documentos em dia, ter 4 portas, ar condicionado e menos de 9 anos de fabricação. Algumas cidades têm regulamentação específica.

Em Belém, no Pará, e em Salvador, na Bahia, são aceitos veículos com ano de fabricação a partir de 2007. Em Belo Horizonte, os carros precisam ser fabricados a partir de 2008. Na cidade de São José dos Campos, a partir de 2009 os veículos já são aceitos. No caso de Goiânia, 2010 é o ano mínimo e em São Paulo, a maior cidade do país, os automóveis precisam ser fabricados no mínimo em 2011.

Assim como é o caso da Uber, a 99 também tem diferentes categorias: a 99 Pop, a 99 Comfort, a 99 Taxi e a 99 Top. A categoria 99 Pop é a mais comum, que está presente em todas as cidades.

O 99 Comfort não funciona em todas as cidades e cada cidade tem seu próprio requisito, bem como uma lista própria de carros aceitos. Você pode conferir essa relação clicando aqui.

No caso do 99 Taxi, os carros precisam ser os de placa vermelha e também devem estar de acordo com a regulamentação da cidade. Veja mais detalhes dessa categoria.

O 99 Top só aceita carros na cor preta e placa vermelha, mas essa categoria só é válida para a grande São Paulo. Acesse o site da 99 para entender melhor.

Lady Driver

A Lady Driver é um aplicativo exclusivo para mulheres. A startup foi criada pensando na segurança de passageiras e motoristas e hoje já é o maior app do mundo dedicado somente ao transporte de mulheres.

Um dos diferenciais da Lady Driver é que o dinheiro já fica disponível para as motoristas desde quando elas aceitam a corrida. Vamos conhecer os principais requisitos para começar a trabalhar como motorista dessa empresa?

Principais requisitos

Os requisitos para o Lady Driver não são muito diferentes dos outros apps. Os documentos da motorista precisam estar em dia e o carro precisa ter no máximo 8 anos de fabricação. Além disso, o Lady Driver aceita carros alugados e tem parcerias com locadoras.

Para conseguir lucrar o máximo possível sendo um motorista de aplicativo, ter um carro com bom controle de combustível é um ponto-chave. Veja essa lista dos carros mais econômicos do mercado para fazer escolhas mais inteligentes.

Faça seu comentário
Categorias: Sem categoria