Está pensando em comprar um veículo seminovo e quer ficar por dentro dos cuidados necessários para acertar na escolha? Então, você está no lugar certo! Neste artigo, vamos falar dos perigos de comprar um carro usado com multas pendentes.

Além disso, explicaremos como você pode evitar esse tipo de problema e checar se o veículo possui pendências e restrições. Continue a leitura até o final para não perder nenhuma dica!

Por que comprar um carro usado com multas pendentes é um problema?

Essa pergunta possui muitas respostas. Primeiro, comprar um carro usado com multas pendentes representa um impeditivo técnico e burocrático para a transferência do veículo. 

O artigo 123 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que um novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) deve ser gerado em caso de transferência de propriedade. O prazo para que isso seja feito é de 30 dias – e não cumpri-lo é considerado uma infração grave, passível de multa e pontuação na CNH!

No entanto, não é possível emitir um novo CRLV sem uma certidão de quitação de débitos. Ou seja, um proprietário em tese não poderia vender seu carro sem antes pagar todas as pendências financeiras do veículo. O que inclui tributos, encargos e, claro, multas.

Se você comprar um carro usado com multas pendentes sem saber desse “pequeno grande detalhe”, enfrentará problemas em sua regularização. Sem contar que, ainda que os pontos tenham ido para a carteira do infrator e antigo dono, as multas ficam vinculadas ao carro. 

Então, você estará em posse de um veículo em débito e pode ter que assumir as multas para ficar livre das cobranças. Ou, ainda, em casos mais graves ou de fiscalização, o veículo pode ser apreendido e/ou impedido de circular.

Por fim, um carro que acumulou multas pendentes pode indicar que o veículo foi mal mantido pelo proprietário anterior. E isso levanta preocupações sobre o estado geral do veículo, já que sugere que o proprietário anterior não dava a devida atenção à manutenção e cuidados necessários.

Comprar um carro usado com multas pendentes, portanto, pode gerar mais do que uma dor de cabeça burocrática em alguns casos. Por isso é essencial fazer essa verificação antes de fechar negócio, principalmente se estiver adquirindo o veículo de um desconhecido.

Como verificar se um carro usado possui multas pendentes?

Deu para notar como é importante checar a existência de pendências financeiras e multas antes de comprar um carro, né? Pois então confira como fazer isso a seguir!

Consulta de multas da Polícia Rodoviária Federal

Para verificar o histórico de multas federais, é possível usar o serviço de Consulta e Pagamento de Multas disponível na aba da Polícia Rodoviária Federal do Portal gov.br.

Nele, você precisará inserir o número da placa e do RENAVAM para autenticar a consulta e obter o histórico de multas. 

O site do DNIT também conta com um serviço para consultar multas federais, o Portal de Multas de Trânsito. Ele funciona a partir da informação da placa e do RENAVAM, assim como o sistema da PRF.

Consulta de multas do DETRAN

Para verificar o histórico de multas aplicadas no âmbito estadual ou municipal, é preciso recorrer ao Departamento Estadual de Trânsito. 

Nos sites de cada DETRAN há uma seção de consultas, então, basta acessar o portal do estado desejado para utilizar o serviço.

Caso o veículo já tenha circulado por diferentes estados, é preciso verificar um a um, separadamente. Portanto, essa consulta pode levar tempo para ser feita de forma completa.

Também é possível consultar débitos de veículos pela placa e RENAVAM, ou apenas RENAVAM, junto ao/à:

Mas que tal uma solução mais fácil e completa?

Consultar Placa: consulte multas pendentes e muito mais!

A solução mais fácil e eficiente para identificar um carro usado com multas pendentes é o Consultar Placa. Com este serviço, você vai poder consultar multas informando apenas o número da placa e em todos os estados e bases de autuação de uma só vez. 

Além disso, poderá obter um relatório completo do veículo, com informações sobre histórico de roubo e furto, passagem por leilão, recall e outros dados importantes para te garantir uma compra segura e vantajosa. 

Ou seja, a consulta do Consultar Placa facilita a sua vida e te ajuda a fugir dos golpes de revenda e não ter nenhuma surpresa depois. Então, não perca tempo e faça já a sua! 

Faça seu comentário