Cair na cilada de comprar um carro roubado é uma situação que ninguém quer passar na vida, não é mesmo? Mas, lamentavelmente, isso pode acontecer. Por isso é importante estar munido sempre de informações relevantes e confiáveis para saber como agir caso suspeite de algo.

Listamos 5 sinais que podem indicar a procedência ilícita de um automóvel, são pontos simples que você pode notar só de olhar e outros que a tecnologia pode te ajudar. 

1. Preços muito baixos

Sabe quando um negócio parece ser bom demais para ser verdade? Pois é, é melhor desconfiar de que seja verdade mesmo. Por isso é tão importante pesquisar bastante antes de comprar um veículo, sempre se atentando à média de preços.

A atenção a preços muito baixos deve ser dada em outras situações, não somente para desconfiar se o carro é roubado. Carros com sinistro também podem ser vendidos por preços mais baixos, então é sempre bom ficar de olho.

Se você quiser comprar um carro seminovo que custa em média R$ 30 mil e você encontra um por R$ 20 mil, certamente alguma coisa tem de errado, então não deixe que as ofertas “imperdíveis” acabem te dando prejuízo e muita dor de cabeça.

2. Conversa fiada

Esse ponto é praticamente uma continuação do ponto anterior. Quando o valor anunciado é muito abaixo da média, o vendedor pode usar desculpas bem conhecidas para tentar justificar o preço. Uma das mais conhecidas é que ele está precisando muito do dinheiro por motivos pessoais e, por conta disso, resolveu colocar esse valor para vender mais rápido. Pode até ser que seja verdade, mas não custa nada redobrar a atenção, não é mesmo?

3. Documentos suspeitos

Alguns forjadores são experts em adulterar documentos para que eles se pareçam exatamente como os originais, mas alguns detalhes são mais difíceis de replicar. 

No CRLV, a expressão “República Federativa do Brasil”, por exemplo, deve ser impressa em alto relevo. Se você não se sentir seguro para analisar um documento, é possível levá-lo a um despachante ou até mesmo ao DETRAN para tirar a dúvida. Se o vendedor não tiver nada a esconder, ele vai não vai se importar em te ajudar.

4. Componentes do automóvel

Os fraudadores costumam fazer alterações em componentes do carro para tentar maquiar o automóvel roubado, então é indispensável que você faça uma análise minuciosa e, se preciso, até mesmo pedir ajuda a um mecânico.

Para os carros que ainda têm a placa antiga – que não é a do Mercosul -, o lacre não pode apresentar danos e o padrão dos furos precisa estar correto. Isso indica que a placa nunca foi retirada, o que é o correto.

Alterações no motor também são comuns em casos de roubos, então fique atento principalmente à numeração do motor. Ela não pode estar danificada ou lixada.

5. Cor adulterada

Quer forma mais fácil de “disfarçar” um carro do que mudar sua cor? Infelizmente, dependendo da qualidade do serviço, fica difícil identificar se a cor do carro foi adulterada. Se o documento também é falso, a situação se torna ainda mais complexa.

Mas sabia que existe uma forma de escapar dessa cilada? No site do Consultar Placa, você pode ver as principais informações de um veículo – e um desses dados é a cor original da lataria.

O processo é super simples: basta informar a placa do carro que quer consultar e seu e-mail. Em poucos instantes você poderá checar sua caixa de entrada para ler o relatório. É fácil, rápido e grátis!

Agora você já viu todos os sinais indicativos de que um carro é roubado, então as probabilidades de cair em um golpe desses são mínimas. Mas, se você chegou aqui tarde demais e já comprou um veículo fruto de um roubo, clique aqui para ver tudo o que precisa saber sobre isso para regularizar a situação.

Faça seu comentário