Para quem está pensando em vender ou comprar um carro ou moto, é essencial estar atento aos fatores que mais desvalorizam um veículo, afinal, eles podem ser determinantes na hora de fechar negócio.

É preciso também ter em mente que a desvalorização é uma realidade comum a todos os veículos, pois o setor automobilístico está sempre evoluindo e apresentando novidades e isso significa que o simples passar do tempo já reduz o valor de mercado de um automóvel.

De qualquer forma, para te ajudar a conservar melhor o seu veículo, te deixar esperto na hora de comprar um seminovo ou usado, ou ainda evitar que você leve um susto na hora da revenda, listamos aqui os fatores que mais podem gerar desvalorização e que você deve ficar de olho:

1. Design

Arthur Brognoli / Pexels

O layout do veículo, seus frisos e cortes, lanternas e painel, tudo isso segue os padrões de design do seu período de fabricação. Portanto é natural que ao longo dos anos e com os novos lançamentos, os veículos com designs menos modernos sofreram uma desvalorização considerável.

2. Demanda

Um veículo que é conhecido e procurado por muitos condutores, ou seja, que apresenta uma alta demanda, sofre uma desvalorização menor do que aqueles modelos que não são tão populares e acabam demorando para serem vendidos.

3. Quilometragem

Revac Film’s / Pexels

Um dos fatores que mais influenciam na desvalorização é a quilometragem do carro ou moto, isso porque é também a partir da quilometragem que se determina o estado de uso do veículo entre seminovo e usado, além de ser um quesito de análise que muita gente conhece e utiliza. Veículos que rodaram mais quilômetros são menos valorizados que os menos rodados.

4. Marca

Algumas marcas e fabricantes acabam desvalorizando mais do que outras e isso se deve à reputação dela mediante o mercado e o consumidor, principalmente no que diz respeito às condições e custos de manutenção. Porém outros fatores podem influenciar nessa mesma questão, como a popularidade da fabricante ou o seu serviço de atendimento.

5. Estado de conservação

Jé Shoots / Pexels

É claro que carros melhores conservados terão um valor de venda maior que carros com sinais de colisão, riscos e falta de cuidado. Então, se estiver comprando ou vendendo, fique de olho no estado de conservação do veículo, da lataria ao detalhes como estofamento, painel, botões, porta-malas, rodas e retrovisores.

6. Versões

O conceito de ultrapassado não é nem um pouco aliviado quando o assunto são carros. Além do lançamento de novos modelos de carros todos os anos, o lançamento de novas versões de um mesmo modelo geram uma significativa desvalorização dos modelos anteriores, e quanto mais antigo maior é essa taxa de perda de valor.

Em geral, essa desvalorização costuma ser maior durante os dois primeiros anos de uso do veículo o que, pensando em desvalorização e potencial de revenda, representa uma vantagem para quem compra ou vende um veículo com 2 anos ou menos de uso.

7. Equipamentos e acessórios

Pixabay

8. Itens originais

Assim como os equipamentos e acessórios podem agregar valor no seu veículo, a manutenção dos itens originais de fábrica também cumpre esse papel, afinal as personalizações são feitas a partir do gosto do proprietário e nem sempre irão agradar outro condutor da mesma forma, ainda que não seja impossível encontrar outros apreciadores desses tipos de veículos.

Agora que você já conhece os fatores que desvalorizam um veículo, veja também os carros que ninguém quer comprar. E se você estiver pensando em adquirir um veículo seminovo ou usado, nós temos um atalho para você ficar informado sobre o carro antes de fechar negócio.

O Consultar Placa é um serviço de consulta que te oferece um relatório completo com dados do proprietário e do veículo a partir apenas do número da placa. É o melhor custo-benefício para você fazer uma compra segura!

Faça seu comentário