Poucas pessoas sabem que o número do motor poderá gerar uma situação no mínimo constrangedora, ao ser retido em alguma fiscalização de rotina feita pelo Detran.

Você já conferiu o número do motor do seu carro?

Uma pergunta estranha não é mesmo? Eu também fiquei muito surpreso em saber que era preciso ficar atento a esse tipo de informação. Deixa eu te explicar melhor essa situação.

A partir de 1998, com o aumento significativo na incidência de roubo de carros e consequentemente a comercialização de peças no “mercado negro”, o fisco decidiu incluir no processo de fiscalização, averiguar se o número do motor que está no carro, é o mesmo número do motor que consta na documentação do mesmo, afim de inibir que, tal peça de origem ilícita possa ser recolocada no mercado.

É muito comum, carros mais antigos ou com uma quilometragem consideravelmente alta, terem o motor trocado, por um motor novo ou semi-novo. O que as pessoas não se atentam é que, para realizar essa troca com segurança, o Detran precisa ser notificado. Caso contrário, a informação que está no documento não será atualizada.

Troquei o motor do meu carro mas não notifiquei o Detran. E agora?

Para regularizar a situação junto ao Detran, é necessário que você tenha em mãos o documento fiscal (Nota Fiscal), que comprova que o motor foi adquirido de forma lícita e abrir um processo de atualização junto ao órgão.

O processo de regularização pode variar um pouco de estado para estado, mas ter o documento fiscal para regularizar a situação é essencial em todos eles.

Está pensando em comprar um carro usado ou semi-novo?

Para quem pensa em comprar um de carro usado ou semi-novo, essa é uma informação essencial para evitar transtornos futuros. Principalmente por não conhecer a procedência e o histórico de manutenção do veículo.

Fazendo uma consulta no CONSULTAR PLACA, você pode conferir essas e outras informações essenciais para serem verificadas antes de consolidar a compra do veículo desejado.

 

Faça seu comentário