Combustível adulterado, ou o famoso combustível “batizado”, é um problema bem frequente e infelizmente essa fraude está longe de acabar. Como é um mercado muito amplo, fica difícil fiscalizar a quantidade de postos que existem em todo o território brasileiro.

Mas será que dá pra fugir disso? Quais os sinais que o carro dá de que o combustível foi adulterado? Vamos te explicar isso e muito mais aqui nesse post. É só continuar a leitura!

O que é combustível adulterado?

Adulterada significa modificada, quando o combustível sofreu alguma alteração em sua estrutura ou composição. Na maioria dos casos, mistura-se gasolina a álcool hidratado, aumentando as chances de fazer com que o motor bata os pinos e diminuindo a eficácia da combustão.

Outro tipo bastante comum é quando os fraudadores colocam solvente ao combustível. Esse componente tem um poder de explosão e combustão muito elevado, então o motorista pode não perceber diferença na potência do motor, por isso deve-se ter ainda mais atenção.

Muito se fala em gasolina adulterada, mas o etanol não escapa das fraudes. O tipo mais comum de etanol adulterado é o popularmente chamado de “álcool molhado” – que leva mais álcool do que é permitido pelos órgãos reguladores, ou seja, uma quantidade maior que 7%. 

Também existe a prática de trocar etanol por metanol e, no geral, o metanol pode até aumentar a potência do motor, mas ele é muito perigoso por ser altamente inflamável, o que pode causar acidentes seríssimos.

E o diesel? Será que ele é à prova de fraudes? Não! A quantidade permitida de biodiesel no combustível é 10%, mas não é raro encontrar níveis mais altos. Isso pode causar a oxidação do diesel e formar depósitos nos filtros, que a médio e longo prazo podem comprometer completamente o motor.

Como detectar se o combustível for adulterado?

O ideal é identificar isso antes mesmo de abastecer, mas infelizmente nem sempre isso é possível. Evitar postos sem bandeira já foi uma das principais recomendações para fugir do combustível adulterado, já que a procedência dos produtos desses estabelecimentos nem sempre é conhecida. Mas, atualmente, já foram identificadas várias fraudes em postos com bandeiras de distribuidoras famosas e até mesmo quadrilhas especializadas nisso, então fica difícil ter 100% de certeza da origem do seu combustível.

Frequentar postos que têm boa reputação e que são de sua confiança podem ser boas alternativas para escapar desses problemas. Outra dica é desconfiar de preços muito baixos, geralmente esse é um forte indicativo do combustível adulterado.

Já abasteceu o carro e está desconfiado de que a gasolina ou o etanol é batizado? Listamos alguns sinais que podem te dizer se suas suspeitas estão certas, dá uma olhada!

1. Luz de alerta no painel

A maioria dos carros tem um desenho de motor com uma luzinha que, quando acesa, pode indicar algum problema no sistema de injeção eletrônica, um dos sistemas que sofre com o combustível adulterado. Veja se a luz acende logo após abastecer o carro – se isso acontecer, é bom trocar de posto.

2. Perda de performance

Se o seu carro parece estar menos potente, pode ser resultado de um combustível batizado. Os órgãos reguladores estabelecem quantidades certas para que a potência do carro não seja alterada. É muito frustrante perceber que o carro não está apresentando o desempenho que esperamos, não é mesmo?

3. Carro tossindo

Se o carro estiver tossindo ou engasgando, pode ser sinal de que algo está errado com o combustível. Sabe quando o carro parece que vai morrer mas logo ele recupera? Um dos motivos para isso acontecer é o combustível adulterado.

4. Combustível dura menos

Percebeu que está abastecendo com mais frequência, mesmo sem ter rodado mais? Pode ser culpa do combustível adulterado, que evapora com mais facilidade, já que muitas vezes é misturado com água.

5. Óleo comprometido

Alterações no cheiro, consistência e cor do óleo quando sai do cárter não é normal. Caso note qualquer coisa de diferente, é preciso redobrar a atenção com o combustível que você anda abastecendo.

6. Barulhos

Seu carro começou a fazer barulhos diferentes de uma hora pra outra? Cuidado, isso também pode ser sinal de combustível batizado. 

É importante lembrar que todos esses sinais podem significar outras coisas que não estão ligadas à qualidade do combustível, ok? 

A curto prazo, pode ser mais econômico abastecer com combustível adulterado, mas os danos que isso podem trazer ao veículo podem ser irreversíveis e aí acaba não valendo a pena. Cuide do seu carro para cuidar do seu dinheiro.

Comprar um carro é um investimento caro e, caso ele seja usado ou seminovo, é importante saber tudo sobre esse automóvel. Você conhece o Consultar Placa? No nosso site você pode saber uma série de informações de um veículo e para isso só é preciso fornecer a placa e seu e-mail. Em alguns instantes você vai receber todas as informações que precisa para avaliar o estado do carro analisado. Muito fácil!

Faça seu comentário
Categorias: Sem categoria